Alvi e Fafiuv realizam noite de autógrafos para o lançamento de duas obras do Professor Dr. Eloy Tonon

A solenidade aconteceu na noite do sábado, dia 4

 

            Duas obras que exploram a história de uma cultura e do seu povo. Histórias que prometem ficar eternizadas em suas páginas que foram escritas com garra e além de tudo muita paixão por narrativas de vida. Estamos falando do professor da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), Dr. Eloy Tonon, que na noite de sábado, dia 4, emocionou ao público com o lançamento de suas duas obras: Os Monges do Contestado e Saga da Família Ruschel.
            O evento denominado Noite de Autógrafos foi organizado pela Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi) em parceria com a Fafiuv. A solenidade reuniu número expressivo de público no Salão Nobre da Instituição.
            A abertura do cerimonial foi marcada pela composição da mesa de trabalhos, seguida pelas palavras da secretária Leda Barcelos que, pelo número das cadeiras, coordenou a auto-apresentação dos acadêmicos presentes. Em seguida, o Hino Nacional foi entoado com a participação do Coral Universitário da Fafiuv.  
            O público presente no evento não poupou elogios. A presidente da Alvi, professora Therezinha Leony Wolff, proferiu palavras que denotaram a importância do ato. Segundo a professora, o lançamento das obras do professor Eloy expõem, em suas páginas iluminadas, fatos importantes da nossa história. “Parabéns ao professor Eloy. A Alvi reconhece o seu esforço e empenho para a concretização destes tesouros (livros) que enriqueceram o nosso intelecto”.
            O diretor da Fafiuv, Bel. Valderlei Garcia Sanches, compartilha da mesma opinião. “Parabenizo o autor das obras e afirmo estar orgulhoso em participar de um evento revestido de muita importância, pois os livros contribuem para a evolução de cada uma das gerações”.
            O professor da Fafiuv, Dr. José Fagundes, foi convidado para fazer a apresentação da obra Saga da Família Ruchel. O doutor evidenciou o carinho do autor da obra em registrar fatos sobre a família de Porto União. Segundo ele, as palavras transpõem sentimentos de historiador e de uma bela amizade.
            Após, o público ficou contagiado com a apresentação musical “Mulher Rendeira” do quinteto Jhony, Júlio, Therezinha, Emili e Nádia, em uma homenagem a Alberto Ruchel ator de “O Cangaceiro”.
            A obra Os Monges do Contestado foi apresentada pelo Coordenador do Curso de História da Fafiuv, professor Dr. André Bueno. O professor afirmou sentir-se honrado em falar sobre a obra a qual o mesmo prefaciou. O livro é composto de cinco capítulos: o primeiro aborda a questão da religião e a cultura popular; o segundo faz uma análise das produções escritas sobre o contestado; o terceiro fala especificamente sobre os três monges principais do Contestado, D’Agostinis, João Maria de Jesus e José Maria, relacionando sempre a história dos monges e a relação deles com a história; o quarto capítulo aborda as Irmandades Sertanejas Místicas e o quinto as crenças, rituais e locais de memória dos monges.
            O professor Eloy, em seu discurso, evidenciou emoção e agradecimentos por todos aqueles que o apoiaram e incentivaram para a concretização destas duas obras. “Só tenho a agradecer, de coração a todos que aqui se encontram. Meus familiares, amigos, e em especial, a família Ruchel que veio prestigiar este lançamento que traz a sua história.
            A sessão solene foi finalizada com a entrega de exemplares para o público presente, uma parceria que foi possível com o apoio da Fundação Araucária. Ainda, a Alvi presenteou a comunidade com a Revista da Acadêmica.

 

Fotos

 


Mesa de Autoridades

 


Coral Universitário Fafiuv

 


Presidente da Alvi, professora Therezinha Leony Wolff

 


Acadêmico da Alvi e jornalista, Ivo Dolinski

 


Pronunciamento: Diretor da Fafiuv, Bel. Valderlei Garcia Sanches

 

Quinteto Musical

 


Professor Dr. Eloy Tonon

 


Público presente

 


Homenageado Renato Ruchel

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel  

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100