As Faculdades Estaduais do Paraná comemoram a sua transformação em Universidade


Em verificação in loco, o Reitor da Universidade Estadual do Paraná e o Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Araucária afirmam que a Fafiuv está preparada para este avanço do Ensino Superior

 


 
            O Diretor da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), Bel. Valderlei Garcia Sanches, recebeu na manhã da quinta-feira, 10, a visita do Reitor da Universidade Estadual do Paraná, professor Zeferino Perin e do Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Araucária, professor Carlos Alberto Piacenti. Na ocasião, os professores realizaram uma vistoria in loco da aplicação dos recursos repassados pela Fundação Araucária e pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e que estão sendo utilizados na melhoria e na conservação do prédio da Fafiuv para melhor recepcionar os calouros e veteranos na volta as aulas.
            Os professores Perin e Piacenti, acompanhados do diretor da Instituição, dividiram a visita em dois momentos. Sendo que, logo pela manhã, acompanharam parte das reformas que estão sendo feitas na Fafiuv, visitaram o espaço físico, e também deslocaram-se até o Centro de Piscicultura localizado na BR 153 e o Observatório do Colegiado de Geografia.
            Na parte da tarde, os professores participaram de um encontro com os professores e funcionários no Salão Nobre da Fafiuv. O encontro resultou na explanação do professor Perin sobre a integração da Fafiuv a nova Universidade Estadual do Paraná, além de um bate-papo com os docentes.
 
Universidade Estadual do Paraná
            O professor Zeferino afirmou estar feliz em rever os professores e funcionários da Instituição e, ainda, constatar que a Fafiuv esta preparada para este avanço do Ensino Superior.
            Vale lembrar a Fafiuv tornou-se Campus da Universidade Estadual do Paraná. O governador do Estado, Orlando Pessuti, juntamente com o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, e o presidente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, Zeferino Perin, assinou no dia 20 de outubro do ano passado, no Palácio das Araucárias, o projeto de implantação da Universidade Estadual do Paraná.
            A Fafiuv fará parte da Universidade Estadual do Paraná com mais seis faculdades: Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa) e Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar).
           O professor Zeferino ressaltou que a Universidade Estadual do Paraná é um instrumento do Estado para o desenvolvimento regional. O diretor da Fafiuv acredita que a criação da Universidade representa o avanço do Ensino Superior.
 
UEPR
           A Universidade Estadual do Paraná é a sétima universidade pública do Estado. As sete faculdades que a compõem vão se transformar em Centros Universitários, atendendo 12 mil estudantes. A Universidade Estadual do Paraná nasce com 800 professores e 200 agentes universitários, torna-se a terceira maior universidade do Paraná. A sede funcionará em Curitiba e, entre dois e três anos, haverá eleição direta para reitor, que no momento será temporário e escolhido pelos diretores.
 
Fundação Araucária
            O professor Piacenti explicou que a Fundação Araucária é uma agência de fomento à pesquisa brasileira que atua no estado do Paraná. Ou seja, os programas que são direcionados pela Fundação constam de repasses de recursos financeiros para o auxilio da pesquisa e, que por isso existe a necessidade de se fazer o acompanhamento e a verificação de sua aplicabilidade. “A Fundação Araucária vai até os locais fazer a vistoria in loco e testemunhar que os recursos foram aplicados e que condizem com o que o relatório técnico propunha”.


 

 

Foto

 


Diretor da Fafiuv, Bel. Valderlei Garcia Sanches, Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Araucária, professor Carlos Alberto Piacenti, Reitor da Universidade Estadual do Paraná (UEPR), professor Zeferino Perin e o professor da Fafiuv, Dr. José Fagundes

 

Diretor da Fafiuv, Bel. Valderlei Garcia Sanches

 

Reitor da Universidade Estadual do Paraná (UEPR), Professor Zeferino Perin

 

Encontro com os professores e funcionários da Fafiuv

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação  
Coordenadora: Ana Paula Such  
Acadêmica: Wannessa Stenzel 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100