História da FAFIUV corre o Brasil!

O Número 37 da Revista Leituras da História traz, este mês, artigos de mais dois egressos da FAFIUV. São Maytê Vieira e Jefferson Lima - agora, mestrandos na UDESC - que levam o nosso nome para os quatro cantos do país.
Maytê Vieira apresenta o seu trabalho ousado e inovador sobre Dom Calmet, o primeiro investigador oficial e científico sobre Vampiros. Clérigo Católico do século XVIII, Calmet se armou de seus conhecimentos científicos e muita fé para ir atrás das criaturas da noite. Para quem esperava uma simples desmistificação, o resultado foi surpreendente...
Diz Maytê, acerca de seu trabalho: "Vampiros são mitos modernos, tais como antigos deuses ou criaturas fantásticas. Apesar de serem banalizados como personagens em histórias superficiais de amor ou aventura, este mito ainda provoca medo e temor em várias regiões do mundo. Quando comecei este estudo, as pessoas tinham uma dificuldade muito grande em compreender a vampirologia como uma parte das mitologias tradicionais. Depois vieram estas modas todas, que não ajudam muito na compreensão do mito. Por outro lado, muita gente - principalmente a juventude - voltaram a  ler livros por causa das histórias vampirescas, o que significa uma interessante retomada da literatura e da difusão do hábito da leitura".
Já Jefferson Lima foi por outro lado bem diferente: a análise dos quadrinhos como fonte histórica. Focando a revista Chiclete com Banana, Jefferson faz uma análise da importância da leitura dos quadrinhos como formadoras de opinião: "As pessoas acham que quadrinhos são uma literatura menor, mas isso está longe de ser verdadeiro: na verdade, nosso primeiro contato com as letras se dá por quadrinhos. Especialistas em alfabetização já sabem disso, empregando-os como ferramentas de ensino e aprendizado. Os quadrinhos, porém, estão mais além: gerações inteiras moldaram seus valores pelas história de heróis e vilões com as quais tinham contato quando eram crianças. Agora, quadrinhos adultos vinculam, de forma dinâmica e impactante, ideologias, idéias, dilemas morais. Uma análise dos mesmos revela detalhes fundamentais sobre a época em que foram produzidos".
O artigo de Jefferon Lima está disponível online no site da revista. É só ver em: http://portalcienciaevida.uol.com.br/ESLH/Edicoes/37/artigo208170-1.asp


Clique aqui para baixar a edição do artigo de Maytê Vieira, preparada para a nossa página!

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100