Fafiuv comemora 51 anos de história

O aniversário da Instituição foi celebrado no dia 28 de março 

 

A Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) comemorou no dia 28 de março, seus 51 anos de história. Para marcar essa longa trajetória registramos, aqui, alguns dos fatos que contribuíram para a sua história. Um passado de coragem, luta e trabalho formam o enredo da história de vida dessa jovem senhora. As informações foram extraídas do livro Fafi 45 anos A Serviço da Educação, do doutor em Filosofia e História da Educação, professorJosé Fagundes.
  Missão
De acordo com o diretor, Bel. Valderlei Garcia Sanches, a missão da Fafiuv é desenvolver e difundir o conhecimento a partir de princípios éticos e, promover a formação integral e permanente dos cidadãos e profissionais comprometidos com a vida e com o progresso da sociedade.
 Instalação
A Fafiuv é a primeira Faculdade de Educação do interior do Estado do Paraná.  Nos primórdios da Instituição, destaque especial merece o Dr. Luiz Wolski que, com muita determinação enfrentou toda a sorte de obstáculos durante os dois anos que separaram a sua nomeação para o cargo de diretor -25/02/57 e a instalação da Instituição em – 02/05/59. No dia 9 de fevereiro de 1959, na secretaria da sede social do Clube Apolo, em União da Vitória, com as presenças dos professores Eduardo Francisco Machado, Superintendente do Ensino Secundário, Comercial e Superior da Secretaria de Educação e Cultura do Paraná, Antonio Santa Rosa, professores e demais pessoas interessadas, realizou-se uma reunião para tratar da instalação e funcionamento da Fafi. Em 19 de janeiro de 1960 foi publicado o decreto nº 47.666 que levou a assinatura do Presidente da República Sr. Juscelino Kubitchek de Oliveira e Clovis Salgado, então Ministro da Educação, concedendo autorização para o funcionamento dos dois cursos – História e Pedagogia.
  Primeira Aula Inaugural
No dia 28 de março de 1960, em sessão solene no Salão Nobre da Escola Normal Secundária Professora Amazilia realizou-se a primeira aula inaugural, proferida pelo Dr. José Loureiro Fernandes, educador de Antropologia da UFPRNo mesmo dia, era lançada a pedra fundamental do prédio da Faculdade, cujo cerimonial está registrado na Ata de 28 de março de 1960.  O primeiro local onde funcionou a Fafi foi o Colégio Estadual Túlio de França, situado na Avenida Manoel Ribas.
  Fafiuv hoje
Atualmente a Fafiuv oferece nove cursos de graduação: Pedagogia, História, Geografia, Letras Português / Inglês, Letras Português / Espanhol, Matemática, Química, Biologia e Filosofia. A pesquisa, juntamente com o ensino e a extensão, formam o tripé que sustenta e confere dinamicidade à Instituição.
Transformação em Universidade
            Vale lembra que a Fafiuv tornou-se Campus da Universidade Estadual do Paraná. O governador do Estado, Orlando Pessuti, juntamente com o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, e o presidente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, Zeferino Perin, assinou no dia 20 de outubro do ano passado, no Palácio das Araucárias, o projeto de implantação da Universidade Estadual do Paraná.
            A Fafiuv fará parte da Universidade Estadual do Paraná com mais seis faculdades: Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa) e Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar).
           A Universidade Estadual do Paraná é um instrumento do Estado para o desenvolvimento regional. O diretor da Fafiuv acredita que a criação da Universidade representa o avanço do Ensino Superior.

  
Fotos – Crédito  Fafiuv
 
 
A Faculdade, o inicio

 


Fafiuv comemora 51 anos

 


Diretor da Fafiuv, Bel. Valderlei Garcia Sanches

 

  
Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel  

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100