Cineclube Urtiga apresenta: Homem com uma câmera (1929)



            Lançado em 1929, 'Homem com uma câmera' é um marco na história do cinema. Nos créditos iniciais o espectador é avisado que verá um 'experimento de comunicação cinematográfica dos acontecimentos reais', e é isso que define o filme: experimento, cinema, a realidade. Podemos ainda acrescentar o 'homem da câmera', que batiza a obra e também parte fundamental da criação, o artista por detrás das imagens, aparecendo como 'personagem' em algumas cenas.

            Dziga Vertov, pseudônimo do cineasta russo Denis Arkadievitch Kaufman (1896-1954), nos leva para um passeio por uma Rússia pós-revolução, ou melhor, por uma União Soviética que contemplava os avanços da modernidade. Depois do 'Encouraçado Potemkin' (1925) de Sergei Eisenstein, o cinema mundial recebia outra obra-prima do cinema socialista. Não sei se podemos dizer que 'O homem da câmera' é um filme revolucionário no sentido político do termo, mas definitivamente o é no sentido estético, objetivo confesso do diretor nos créditos iniciais, já que ele procurava uma linguagem que divorciasse a nova arte da literatura, do teatro, da ópera, ou da música. O cinema, nesse sentido, não é a filmagem de uma peça, é outra forma de expressão artística, e Dziga vai buscar essa revolução nas ruas, nos ângulos inusitados, na trilha sonora original e na edição.

            O homem e sua câmera são os "personagens" principais, e os avistamos logo na primeira cena. No fundo, talvez o filme seja sobre isso (e que é o cinema, senão isso?), um homem, uma câmera, e as maravilhas de um mundo que precisam ser compartilhadas: o trem, os bondes, a agitação da cidade, alguém escovando os dentes, homens comuns em um bar... nada parece escapar aos olhos e às lentes desse homem e sua câmera.

 


Data: 02/04/2011, 17h, Salão Nobre da FAFIUV

Após a sessão haverá um debate


Exibição aberta para toda a comunidade.

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100