Recém Graduadas no Curso de Filosofia publicam artigos em Revista Especializada




O Curso de Graduação em Filosofia da UEPR/FAFIUV comemora a publicação de dois artigos em revista especializada. A Revista Pontes (2010 – nº 23) traz os artigos das alunas recém graduadas Maristela Firman e Solange Alves Pereira, com temas vinculados à Filosofia e Literatura, cujo interesse das pesquisas segundo elas, partiu das aulas ministradas pelo professor Dndo. Samon Noyama e pela professora Dnda. Renata Ribeiro Tavares da Silva. “Ter um artigo aceito para publicação é um grande incentivo para o aprofundamento nas pesquisas, além de demonstrar que cursos de faculdades isoladas têm um potencial que com incentivo dos professores pode ser reconhecido”, comentam.
O artigo: “Estética na Teoria de Schiller: Filosofia do Trágico”, publicado por Maristela Firman, traz uma abordagem sobre a perspectiva Schilleriana do Conceito do Trágico, levando em consideração a influência da filosofia crítica de Kant e as suas divergências quanto a Poética de Aristóteles. O objetivo foi compreender, segundo a autora, como a partir do pensamento desenvolvido por Schiller, que carrega consigo o espírito de abertura do filósofo e a genialidade do artista, se construiu uma reflexão estética compromissada com a formação dos valores culturais e morais na Alemanha da época do Romantismo e do Classicismo (Séc. XVIII).
Maristela salienta que “fazer esse trabalho foi interessante porque permitiu nos desvincular de uma postura filosófica reduzida às formas tradicionais de interpretação, o que normalmente tendeu a criar determinismos que acabaram sendo por vezes inconscientemente reproduzidos, desfavorecendo a formação ética e a sensibilidade estética. A grande questão que o desenvolvimento desse trabalho em torno do pensamento de Schiller nos trouxe, foi de que a mudança de concepção em relação à Filosofia se tornou possível por meio da arte, ou seja, de certo engajamento entre as esferas da razão e da sensibilidade na formação do homem”.
Já o texto publicado por Solange Alves Pereira, intitulado “Filosofia e Literatura em Michel Foucault”objetivou perceber como a Literatura teve um espaço privilegiado e fundamental no pensamento deste autor, de que modo Foucault relaciona a Literatura com a morte e com a loucura. Diz Solange que “muito embora, o maior destaque para as obras foucaltianas esteja na área da epistemologia, da ética e da política, a Literatura em seu sentido moderno, também desempenhou um importante papel nas obras do filósofo em decorrência dos problemas por ele apontados na episteme moderna em sua relação com a linguagem”.

 

Os textos completos referente aos trabalhos mencionados nesta matéria poderão ser acessados nos seguintes endereços eletrônicos:
http://pontesrevista.com.br/wp-content/uploads/2011/03/maristela.pdf
http://pontesrevista.com.br/wp-content/uploads/2011/03/SolangePereira.pdf

 

 

 

Foto

Alunas recém graduadas Maristela Firman e Solange Alves Pereira

 

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100