Observatório e Planetário Erna Gohl comemoram 50 anos da chegada do homem ao espaço‎

A data 12 de abril foi lembrada pela professora e cientista Erna Gohl que aproveita para abrir as portas do Observatório no sábado, dia 16, para quem desejar fazer uso de seus telescópios para celebrar a data e conversar sobre astronomia

 

 
                O dia 12 de abril é uma data especial para o mundo: exatamente 50 anos atrás, pela primeira vez uma pessoa deixava o nosso planeta e visitava o espaço sideral. A data foi lembrada pela professora e cientista da UEPR/FAFIUV, Esp. Erna Gohl.
            A professora afirma que este dia é uma data especial, pois, o cosmonauta russo Yuri Gagarin ficou para a história. Ele nasceu na Rússia, na época em que o país se chamava União Soviética. Naquele lugar, os viajantes espaciais recebem o nome de "cosmonautas", e Yuri foi o primeiro deles. Ele tinha apenas 27 anos em 1961, quando fez sua aventura cósmica.
            Filho de camponeses, ele foi escolhido para a viagem por ser um ótimo piloto de avião e por ser muito simpático (o governo russo sabia que ele se tornaria muito famoso depois da missão e queria alguém que fosse legal com as pessoas). Yuri passou por alguns apertos durante a viagem espacial. Ele subiu ao céu numa cápsula colocada na ponta de um foguete e foi quem viu pela primeira vez que, vista do espaço, a Terra é azul. Ele deu uma volta inteira ao redor do nosso planeta e retornou em pouco mais de uma hora e meia.
 
Observatório Professora Erna Gohl (OPEG)

            Para lembrar essa data especial, o Observatório Professora Erna Gohl (OPEG), vai abrir as portas neste sábado, dia 16, das 19h às 21h, se o céu assim permitir, para serem visualizados os planetas, constelações, a Lua. A professora Erna reforça o convite e afirma que telescópios estarão à disposição do público.
            Para visitar este espaço no Observatório a entrada é um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados para instituições filantrópicas de União da Vitória.
 
 
Serviço: O OPEG fica na Rua Manoel Estevão, esquina com a Rua Barão do Cerro Azul. O telefone é ( 42) 3522-3134.

 

FOTOS


Professora e Cientista Erna Gohl

 

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel  

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100