A Guerra do Contestado em Sala de Aula


Este é o titulo da obra das professoras Soeli Regina Lima e Marli Antunes que foi lançado no Salão Nobre da UEPR/FAFIUV, na noite da quinta-feira, 7 de abril. As educadoras resgatam memórias do Contestado por meio de uma leitura lúdica e atraente

 

            Soeli Regina Lima e Marli Antunes são grandes amigas. Mais do que isso. O elo que as une é de um comprometimento que envolve a arte de aprender e ensinar. Ensinar com carinho, envolvimento e dedicação. Dedicação com a história de sua cidade e da sua gente. Gente que gosta de história de gente. Digo isso porque entre um almoço e outro, as amigas despertaram a ideia de resgatar memórias da Guerra do Contestado e transcrevê-las para uma leitura lúdica, atraente e de fácil compreensão para os alunos das séries inicias do Ensino Fundamental.
            Todo este envolvimento suscitou nas educadoras o objetivo de escrever a obra A Guerra do Contestado em Sala de Aula. Tamanha dedicação resultou em um apanhado de 42 páginas ilustradas que chegaram ao conhecimento do público durante o seu lançamento que aconteceu no inicio do mês na cidade vizinha de Três Barras e no Salão Nobre da UEPR/FAFIUV, na noite da quinta-feira, 7 de abril. A obra também será apresentada em Florianópolis nos dias 18 e 19 de abril, durante o Encontro Nacional de História.  

Amizade
            Soeli Regina Lima é professora do Colegiado de Geografia da UEPR/FAFIUV. Já Marli Antunes é pedagoga da Secretaria de Educação da cidade de Três Barras. A educação e a amizade entre elas fizeram nascer uma obra mediadora de conhecimento, que estabelece relações entre a teoria e a prática.

Obra
            A obra tem como principal objetivo contribuir com o processo de Ensino/Aprendizagem. O texto, de linguagem simples, clara e objetiva, é dirigido principalmente aos leigos sobre a temática  e estudantes. É um instrumento acessível a todos que desejarem ter uma noção sucinta do que foi e o que representou a Guerra do Contestado.

  Três perspectivas
            A produção literária focaliza três perspectivas: a primeira, é como a produção do conhecimento acerca da Guerra do Contestado, através da Literatura Infantil; a segunda articulada com a primeira, volta-se ao trabalho como a memória histórica, como agente construtor de identidades. Com base nesses dois momentos, tem–se uma terceira, que dá ênfase às diferentes possibilidades do trabalho pedagógico.
            Ao trazer o livro para a sala de aula, o professor poderá estabelecer uma relação dialógica entre o aluno, o livro, sua cultura e a própria  realidade histórica.

  Exemplares
            As obras foram adquiridas pela Secretaria de Educação de União da Vitória, onde 1.500 exemplares foram distribuídos na semana passada para os estudantes das Séries Iniciais do  Ensino Fundamental. As professoras Soeli e Marli pretendem acompanhar a receptividade da apresentação do livro nas escolas e o trabalho que será desenvolvimento sobre o tema.

  Lançamento
            O lançamento da obra na UEPR/FAFIUV contou com as presenças do acadêmicos dos Colegiados de História, Geografia e Letras. Também fizeram parte da mesa de trabalhos as professoras autoras da obra, Soeli e Marli, diretor da UEPR/FAFIUV, Bel. Valderlei Garcia Sanches, Professor do Colegiado de História Coordenador do Curso de História, Ms. Jefferson William Gohl, coordenadora do Colegiado de Letras, Dra. Karim Siebeneicher Brito e o professor  historiador, Dr. Eloy Tonon. Parabenizações pela obra não faltaram para as educadoras.
            O diretor da Instituição colocou-se a disposição para auxiliar as educadoras neste processo de divulgação da obra, bem como expandir os conhecimentos acerca do tema proposto.


FOTOS


Professora Soeli Regina Lima, diretor da UEPR/FAFIUV, Bel. Valderlei Garcia Sanches e a professora Marli Antunes

 


Professor  historiador, Dr. Eloy Tonon

 


Público presente no lançamento

 


Professora Soeli Regina Lima

 


Professora Marli Antunes

 


O diretor da UEPR/FAFIUV, Bel. Valderlei Garcia Sanches, fez questão de adquirir um exemplar

 

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel  

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100