Seminário de Integração do Programa de Desenvolvimento Educacional para os professores da turma 2010

 

A atividade aconteceu nos dias 5 e 6 de maio

  

              O Núcleo Regional de Educação (NRE) em parceria com a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras realizaram nos dias 5 e 6 de maio, Seminário de Integração do Programa de Desenvolvimento Educacional para os professores da turma 2010.

            No dia 5, o evento reuniu os educadores no auditório da Fundação de Cultura de União da Vitória. No dia 6, as atividades seguiram no Salão Nobre da Fafiuv.

            Para abertura do evento, os educadores contaram com as falas do chefe do NRE de União da Vitória, professor Jair Brugnago e do diretor da Fafiuv, Bel. Valderlei Garcia Sanches. Ambos afirmaram que o objetivo do encontro foi repassar orientações técnicas e administrativas dos procedimentos em relação às atividades do programa. Através de minicursos, houve informações sobre o Projeto de Intervenção Pedagógica e Material Didático, reflexão sobre aspectos ligados aos Direitos Autorais e Implementação do Projeto na Escola.

            Vale destacar que o PDE é uma política pública que estabelece o diálogo entre professores da Educação Superior e os da Educação Básica, por meio de atividades teóricas e práticas orientadas, tendo como resultado a produção de conhecimento e mudanças qualitativas na prática escolar da escola pública paranaense.

 

Palestra

            A palestra de abertura que aconteceu pela manhã contou com os conhecimentos do coordenador do Curso de Pedagogia da Fafiuv, professor Ddo. Aurélio Bona. O educador envolveu a atenção do público com a palestra intitulada A Produção de Material Didático e A Formação Contínua do Professor.

            O professor instigou os docentes com o seguinte questionamento:

- A que se deve o fato dos professores, em geral, não produzirem material didático?

- Como se dá a produção do conhecimento e das formas de aplicá-lo nas demais profissões de nível superior?

- No Brasil, de modo geral, os professores possuem autonomia de ação?

- Sua formação, inicial e continuada, contribui com isso?

- Sua (dês) valorização profissional esta relacionada a isso?

 

            Os docentes participaram ativamente da palestra dialogando e trocando informações sobre o assunto. Na parte da tarde, os docentes contaram com a apresentação de relatos dos professores do PDE de União da Vitória sobre a implementação do projeto.

            Já na sexta-feira, dia 6, a Equipe Pedagógica do NRE abordou os seguintes temas: aspectos ligados aos Direitos Autorais e Implementação do Projeto na Escola.

 

 

FOTOS

Docentes presentes no evento

Coordenador do Curso de Pedagogia da Fafiuv, professor Ddo. Aurélio Bona

 

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100