6º Colóquio Nacional de História e 9ª Semana de História debateram sobre a questão da História e Gênero

Os eventos organizados pelo Colegiado de História aconteceram entre os dias 16 e 20 de maio

  

             O Colegiado de História da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) contou com as presenças de historiadores, acadêmicos, professores e comunidade local que debateram sobre a questão da História e Gênero, abordando o problema por uma perspectiva multitemporal, transcultural e diversificada, visando fornecer um conjunto de experiências novas e enriquecedoras para o público de História. O assunto foi tema do 6º Colóquio Nacional de História e 9ª Semana de História, que aconteceram entre os dias 16 e 20 de maio, na própria Instituição.

            De acordo com o coordenador do Curso de História, professor Dr. André Bueno, a intenção dos eventos foi intensificar a troca de conhecimentos entre os especialistas e a comunidade local sobre o tema do evento. Ainda, promover um intercâmbio acadêmico com docentes qualificados de outros estados e especialidades, estimular a experiência da produção científica e da docência; e inserir os alunos no mundo desta mesma produção científica, por meio de apresentações de trabalhos, pesquisas, entre outros.

            O Colóquio de História da Fafiuv têm se consolidado como um dos eventos regionais mais importantes neste setor, contando com a participação não apenas do público estudantil, mas também, de cursos de História próximos e de um vasto público composto por professores da rede pública interessados em atualizar seus conhecimentos na área.

 

Programação

            A abertura do evento, realizada no dia 16 de maio, contou com a presença da professora Dra. Joana Maria Pedro (História - UFSC), que explorou o tem A categoria de análise "gênero" na historiografia do Cone Sul.

            Na terça-feira, 17 de maio, o professor Dr. Vanderlei Machado (História - UFRGS) versou sobre A construção cultural da masculinidade: representações de gênero e geração durante a Primeira República.

            Já na quarta-feira, dia 18 de maio, o público contou com os conhecimentos dos professores Dr.Jefferson Gohl (História - Fafiuv), Ms. Leni T. Gaspari (História – Fafiuv) e Ms. Dulceli T. Estacheski (História – Fafiuv), que conduziram as conferências da noite.

            Para a quinta-feira, 19 de maio, o evento contou com as seguintes conferências As ambiguidades da inclusão das mulheres no Programa Bolsa Família, com a professora Dra. Silvana Mariano (Sociologia - UEL) e Histórias maternas de lares fecundos: a escrita epistolar sobre a maternidade e a política familiar do Estado Novo, com a professora Dra. Ana Paula Vosne Martins (História – UFPR).

            O evento foi finalizado na sexta-feira, 20 de maio, com a apresentação de trabalhos dos acadêmicos, das 19h às 22h.

 

 

FOTOS

 

Assessoria de Comunicação

Coordenadora: Ana Paula Such

Acadêmica: Wannessa Stenzel  

 

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100