Encontro dos Grupos de Trabalho da Unespar

 

          Nos dias 30 e 31 de maio reuniram-se nas dependências da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) em Curitiba, pela primeira vez, os três grupos de trabalho responsáveis pelo planejamento das atividades necessárias à consolidação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que integra as seguintes faculdades estaduais: Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa), Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), e Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv). A Unespar representa, para as faculdades envolvidas e suas comunidades, a possibilidade de impulsionar o desenvolvimento acadêmico, cultural e social em suas regiões.
          Os grupos são formados por representantes institucionais de cada uma das sete faculdades estaduais, e têm como objetivo desenvolver as seguintes atividades: elaborar o regimento e o plano de desenvolvimento institucional (PDI) da Unespar; determinar as necessidades e calcular os recursos necessários a serem destinados à infra-estrutura de cada campus; e planejar a instituição de programas de pós-graduação lato sensu, todas condições necessárias ao reconhecimento da Unespar junto ao Conselho Estadual de Educação. Representando a Fafiuv integram os grupos de trabalho o assistente administrativo Edson da Silva e os professores Ilton César Martins, do colegiado de História e Karim Siebeneicher Brito do colegiado de Letras.
          O prazo estipulado inicialmente para o término dos trabalhos, final de setembro de 2011, é ousado, porém os grupos estão confiantes de que, com a devida divisão de tarefas e envolvimento de todos, será possível cumpri-lo. Até o final desse período os integrantes dos grupos deverão reunir-se mensal ou quinzenalmente, enquanto também contribuem individualmente para o avanço das atividades, levando-as ao conhecimento de suas comunidades e discutindo-as com elas. O representante da FAFIUV no grupo de trabalho da infra-estrutura da Unespar, Edson da Silva, solicita aos colegiados que apresentem, no máximo até o dia 07 de junho, a relação de seus bens adquiridos e daqueles de que necessitam.
          A Seti, que vem acompanhando e viabilizando o processo, espera poder realizar a primeira eleição da reitoria da Unespar até março de 2012, e afirma que o governo do Estado do Paraná entende a consolidação da Unespar como uma prioridade entre suas atividades.

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100