Professor Everton Grein publica artigo na Revista Miscelánea Medieval Murciana

O trabalho publicado é um recorte do trabalho desenvolvido pelo professor durante a sua dissertação de mestrado e refere-se a concepção da realeza cristã dos reinos medievais no Reino da Espanha no século VII

 

            Uma aula de conhecimentos sobre a Espanha tem lugar certo na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv). Basta deslocar-se até o Colegiado de Letras e conversar com o professor Everton Grein. A cada palavra é nítido os conhecimentos e a fascinação pelos estudos do País. O doutorando afirma que os interesses pelos estudos sobre a Espanha tiveram início na sua graduação. Em seguida, tornou-se o tema central da sua dissertação de mestrado. Agora, durante a dedicação para o doutorado, eis que o País volta com força total para o projeto do professor Everton. Prova disto foi a publicação, este ano, de um artigo na Revista Miscelánea Medieval Murciana, da Universidade de Múrcia (Espanha).

O professor Everton leciona no Curso de Letras da Fafiuv na disciplina de Latim. É mestre em História medieval e doutorando em História pela UFPR. 

 

Artigo

            O estudo publicado refere-se a concepção da realeza cristã dos reinos medievais no Reino da Espanha no século VII. O artigo versa sobre renovar, ou trazer novos elementos, na perspectiva das narrativas históricas sobre este mesmo tema.

            Nos últimos anos os estudos relativos ao fim do Mundo Antigo e à Antiguidade Tardia ganharam novas perspectivas. Tais estudos comportam um recorte temporal compreendido entre os séculos IV e VIII da era cristã no Ocidente e revelam preceitos distintos daquela já, felizmente, distante ideia que colocava tal período histórico como época de “barbárie” e “trevas”.

 

 

 

Agradecimentos

            O professor Everton fez questão de agradecer seus colaboradores para a publicação do artigo. Ele cita o diretor da Instituição, Bel Valderlei Garcia Sanches, professor do Curso de Letras, Ms. Éderson de Lima que fez as correções do texto em Língua Espanhola, além dos colegas de trabalho, familiares e a turma de História de 2010, que o incentivaram e acreditaram no seu trabalho de pesquisa.

 

Foto

Professor Dndo. Everton Grein

 

 

Assessoria de Comunicação

Coordenadora: Ana Paula Such

Acadêmica: Wannessa Stenzel  

 

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100