Fafiuv promove uma semana dedicada para os profissionais de áreas exatas

Essa foi a ideia da VIII Semana de Matemática da Fafiuv.

 O evento aconteceu de 30 de maio a 3 de junho

             O professor Dr. Samuel Edmundo Lopez Bello da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), proferiu a palestra de abertura da VIII Semana de Matemática da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv). Organizada pelo Colegiado de Matemática da Instituição, o evento aconteceu de 30 de maio a 3 de junho. O objetivo do evento foi promover um intercâmbio científico e cultural entre as comunidades acadêmicas locais e regionais nos níveis fundamental, médio e superior.  

            Com este propósito, o Salão Nobre da Fafiuv contou na noite de segunda-feira, 30, com a presença de professores e acadêmicos de matemática; além de interessados no assunto e áreas afins. A atenção ficou centrada na solenidade de abertura e momento cultura.

            Em seguida, os presentes acompanharam a palestra do professor Samuel intitulada “Abordagens contemporâneas em Educação Matemática: repensando as práticas de sala de aula”. Bastante dinâmico durante a apresentação o professor dosou seriedade com pitadas de bom humor durante a sua apresentação.  

            Já na terça-feira, 31, os profissionais de áreas exatas contaram com a presença de duas profissionais da área. As palestras foram ministradas simultaneamente pelas professoras Dra. Maria Tereza Carneiro Soares, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que falou sobre O Enade e a Avaliação dos cursos de formação de professores de Matemática e a professora Michelle Anciutti Chiqueto que versou sobre Relações de Gênero na Escola.

            Para a quarta-feira, 01, e quinta-feira, 02, o público contou com os mini-cursos, todos em nível de pesquisa científica. As apresentações aconteceram das 19h às 22h30.

            Para sexta-feira, 03, a palestra de encerramento abordou o tema O papel Epistemológico da Matemática, com o professor Dr. José Carlos Cifuentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

           Para a coordenadora do Curso de Matemática da Fafiuv, professora Dnda. Michele R. D. Veronez, o segredo para o sucesso do evento esteve na programação, pois cada tema foi escolhido pensando no aproveitamento dos alunos. “Nós pensamos em fazer uma semana que contemplasse não só os conteúdos específicos de matemática trabalhados no ensino superior, mas também alguns assuntos que são abordados nas séries iniciais e finais do ensino fundamental e médio”. 

 

 

Serviço: Informações poderão ser obtidas no Colegiado de Matemática da Fafiuv, na praça Coronel Amazonas. O telefone é o (42) 3251- 9100.

 

Confira os melhores momentos do evento e das Oficinas Temáticas

 

 Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100