Semana de Geografia da Fafiuv

O evento aconteceu entre os dias 30 de maio a 5 de junho

 

            Os acadêmicos de Geografia da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) e apreciadores da área de estudo participaram entre os dias 30 de maio a 3 de junho, no Auditório da Fundação de Cultura de União da Vitória, da XX Semana do Meio Ambiente. Mas o evento não parou por aí. Para o final de semana, dias 4 e 5, aconteceu a VIII Jornada de Atividades Práticas, na Fazenda São Zacarias em General Carneiro.

        De acordo com o professor do Curso de Geografia, Ms. Gilberto Luís Gonçalves, o evento se objetivou a mobilizar, educar e ampliar a participação popular na formulação de propostas para o desenvolvimento sustentável, aliado a preservação do meio ambiente e, ainda, debater sobre os problemas ambientais e traçar metas de trabalho que venham contribuir para as nossas cidades.

 

 Ciclo de Palestras

            Na segunda-feira, dia 30 de maio, iniciou-se o ciclo de palestras sobre a temática Meio Ambiente, que contou com a explanação de profissionais arraigados de conhecimentos sobre o assunto. Até a sexta-feira, 3 de junho, vários temas entraram para debate como: Agenda 21 e Políticas Públicas; Agroecologia: Utopia ou Realidade?; Do Pinheiro ao Pinus e o Uso de Tecnologias de aproveitamento de matéria-prima; Aspectos Técnicos, econômicos e Ambientais da exploração e produção de Petróleo: P52; e A micro-bacia como unidade de planejamento ambiental.   

 

  Jornada de Atividades Práticas

           O professor Gilberto explicou que a jornada de atividades práticas que aconteceu nos dias 4 e 5 de junho, com ênfase em educação ambiental, carregou o objetivo de demonstrar aos acadêmicos que eles fazem parte do meio ambiente e podem utilizá-lo para educar.

           Logo cedo, às 7h, no dia 4, os acadêmicos e professores seguiram rumo a Fazenda São Zacarias, em General Carneiro. Ao chegarem no local tiveram inicio as atividades que são divididas em: geológica, sabores, do barbante, ecológica e de orientação.

            Vale lembrar que a pista do barbante sugere que os acadêmicos segurem um barbante durante uma trilha ecológica noturna. A idéia foi a de aguçar quatro sentidos, o olfato, o tato, a visão e a audição.

           O mentor intelectual da jornada foi o professor Ozires Neves, que iniciou com a visita de alunos de escolas em propriedades rurais. O efeito positivo desta iniciativa inspirou a Jornada de Atividades Práticas.  

 

 

Confira os melhores momentos do evento e das Oficinas Temáticas

 

 

CRÉDITOS: Sokol Fotografias

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100