Confira os melhores momentos da IX JELLVI da FAFIUV

O evento aconteceu entre os dias 6 a 10 de junho

 

            A IX Jornada de Estudos Linguísticos e Literários do Vale do Iguaçu (JELLVI), organizada pelo Colegiado de Letras da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), realizada entre os dias 6 e 10 de junho foi um sucesso e deixou um gostinho de quero mais para o próximo ano. O evento contou com a presença dos professores e acadêmicos de Letras Português / Inglês e Letras Português / Espanhol, além de estudantes do Ensino Médio e apreciadores da área de estudo. As palestras aconteceram no Colégio Santos Anjos. Já os mini-cursos e apresentações artísticas na Fafiuv.

            A coordenadora do Curso de Letras, professora Dra. Karim Siebeneicher Brito, durante o evento, enalteceu a presença dos acadêmicos e professores. Ainda, lembrou que a semana tem o objetivo de reunir um espaço de compartilhamento, discussão, trocas e vivências entre as diferentes áreas de ensino e pesquisa.

             

PROGRAMAÇÃO

 

            A abertura na segunda-feira, 06, contou com a presença da professora  Drª Maria Cleci Venturini (Unicentro) que explorou o tema “Prática do Estágio em Língua Portuguesa” e das professoras Drª Vera Lúcia da Silva (Unicamp) e Drª. Célia Bassuma Fernandes (Unicentro) que participaram da mesa redonda sobre “Questões em Análise do Discurso”.

            Na terça-feira, 07, a professora Drª Nincia Cecília Ribas Borges Teixeira (Unicentro) falou sobre “Machado de Assis: o Cronista e a Cidade”. Após, a conferência “Fernando Pessoa, o Criador de Gênios”, foi o tema explanado pela professora Drª Maria Natália Thimoteo (Unicentro).

            Na quarta-feira, 08, os inscritos participaram das oficinas sobre "O gênero ensaio", com o professor Josoel Kovalski  (FAFIUV), "Um breve percurso sobre a história do Português", com o professor Dr. Renato Miguel Basso (UFSC), "Leitura poética com base em Heidegger", com a professora Ms. Renata Ribeiro Tavares (FAFIUV), "Sala de aula? Também. Perspectivas de trabalho e aperfeiçoamento para graduados em Letras.", com o professor Gabriel Caesar Antunes dos Santos (UFPR) "O lúdico e o ensino de espanhol".  Profª Ms. Silvia Regina Delong (FAFIUV), "Português como Língua Estrangeira: Presença na Europa", com Nicol Perthel (UFPR), “Caminhos teóricos e metodológicos em Análise do Discurso: uma reflexão acerca do texto/discurso", com o professor Ms. Éderson José de Lima (FAFIUV) e "Desenvolvimento e Presença da Língua Portuguesa no Continente Africano", com Ruben Miguel Mário Taibo (UFPR). As oficinas aconteceram nas Salas de Aula da FAFIUV.

            Na quinta-feira, 09, a tarde, aconteceu, nas Salas da FAFIUV, a Sessão de Comunicação (Monografias). A noite contou com a presença do professor Gilson Rodrigo Woginski (CELEM) com o seguinte tema: “Evolução e Transformação do/no Ensino de Línguas Estrangeiras: Implicações do Ensino ainda Tradicional com base no Estruturalismo e as Contribuições teórico-metodológicas do Interacionismo Sociodiscursivo” e a Mesa-redonda: “Literatura Estrangeira e Formação”, com o professor Ms. Samon Noyama (FAFIUV) e professor Ms. Luciano Nascimento Figueiredo (UFOP). 

            Para finalizar o evento na sexta-feira, 10, o público aplaudiu a apresentação da peça teatral “A Seca” pelo Grupo ObsCena e também a Apresentação do Grupo de Danças do curso de Letras – Português/Espanhol da FAFIUV, seguido de show de talentos.

 

FOTOS

CONFIRA OS MELHORES MOMENTOS DO EVENTO

Assessoria de Comunicação

Coordenadora: Ana Paula Such

Acadêmica: Wannessa Stenzel  

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100