Livro da Fafiuv pede um basta para o abuso sexual na infância e adolescência

O livro lançado na noite da segunda-feira, 20, no Salão Nobre da Instituição foi marcado pela expressiva participação de autoridades, estudantes e comunidade local em prol da Criança e Adolescente

 

           A noite de ontem foi inesquecível para os nove guerreiros da Fafiuv. São eles: Aurélio Bona Junior, Marínea Maria Fediuk, Vanessa Campos de Lara Jakmiu, Célia Ratusniak, Aline Werle de Oliveira, Amanda Grob, Cleri Aparecida Oliveira, Hélio Tomal e Marcela Mazur. Referimo-nos a eles como guerreiros porque de fato o são! Guerreiros que não necessitaram de armaduras, nem de máscaras. Seus escudos não foram feitos de ferro, mas sim de coragem e determinação. São guerreiros que sabem o que querem. .
           Juntos, estes guerreiros mobilizaram na noite da segunda-feira, 20, no Salão Nobre da Fafiuv, expressiva participação de autoridades, estudantes e comunidade local em prol da Criança e Adolescente, que acompanharam o lançamento do livro A Sexualidade em Questão: Estudos e Subsídios sobre o Abuso e a Educação Sexual de Crianças e Adolescentes.
            O lançamento contou também com o prestigio e apoio do diretor da Fafiuv, Bel, Valderlei Garcia Sanches, vice-diretora professora Ms. Leni Trentim Gaspari, do Promotor de Justiça, Dr. Murillo José Digiácomo, promotor da Vara da Infância e Juventude da Comarca de União da Vitória, Dr. Julio Ribeiro de Campos Neto e o Juiz da Vara da Infância e Juventude, Dr. Carlos Eduardo Mattioli Kockanny, Secretária de Educação, professora Marli Brugano, Secretária de Ação Social, Sirlei Zandoná, psicólogos, conselheiros tutelares, professores, estudantes. Autoridades do município vizinho de Porto União também se fizeram presente no evento.
                O diretor da Fafiuv, parabenizou a iniciativa da equipe do projeto. Segundo ele, é uma maneira eficaz de se firmar uma rede de pessoas em defesa do abuso sexual. Na sequência, a secretária de educação, promotor e o Juiz da Vara da Infância e Juventude de União da Vitória, firmaram comprometimento e adesão com o projeto.
 
Obra
            Esta obra reúne textos que apresentam vários olhares sobre a sexualidade e em especial, sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes.  Com o entendimento comum de que o reconhecimento da sexualidade como dimensão fundamental na formação do indivíduo é condição para que a educação possa garantir realização pessoal e social, os autores abordam as causas e as conseqüências do abuso sexual, apresentam fundamentos teóricos para a compreensão histórica, filosófica e psicológica dos problemas ligados à sexualidade e ao abuso sexual de crianças e adolescentes e nas demais instituições de atendimento aos mesmos.
            Não se trata de uma coletânea que simplesmente reúne textos de pesquisadores isolados em torno de um mesmo tema. Ao contrário, os estudos e as pesquisas que deram origem aos textos foram realizados em conjunto, fruto de discussões e ações ligadas ao Projeto Ação Educativa contra o Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes em União da Vitória, do qual todos os autores fizeram parte.
 
Ações educativas
            Este é o objetivo de uma equipe formada por professores, acadêmicos e profissionais que atuam na área da criança e do adolescente e que não medirão esforços para divulgar ações educativas para combater a violência sexual na região. O projeto é proposto pelo Colegiado de Filosofia da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), que está inserido no subprograma Incubadora dos Direitos Sociais, do Programa de Extensão Universitária Universidade sem Fronteiras, promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Governo do Estado. O projeto se realizou entre outubro de 2007 e dezembro de 2010, passando por duas fases distintas: nos dois primeiros anos atuou no sentido de formar professores da Rede Municipal de Ensino de União da Vitória, oferecendo-lhes subsídios teóricos e práticos para compreensão histórica, filosófica e psicológica da sexualidade, bem como para o diagnóstico e o encaminhamento adequado dos casos de suspeita de abuso ou exploração sexual. Nos últimos quatorze meses dedicou-se a pesquisar e propor alternativas para o efetivo funcionamento da Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente vítima de abuso sexual no município. 
            O organizador do livro e coordenador do curso de Pedagogia da Fafiuv, professor Dndo. Aurélio Bona, afirma que o objetivo da obra foi conhecer a realidade e definir soluções para os casos de abuso sexual. “A obra tem a finalidade de sensibilizar a sociedade de União da Vitória e região para o programa de abuso sexual, que muitas vezes é camuflado, ou seja, a comunidade acredita que na sua cidade isso não acontece. O projeto vem estudando o assunto e, infelizmente, os índices de abuso sexual são alarmantes. Outra finalidade é mobilizar as instituições de atendimento social para a realidade do município, através da verificação de casos nas escolas e capacitar profissionais na identificação do problema em idade escolar. O abuso sexual causa traumas imensuráveis para uma criança ou jovem. É um dever da sociedade acabar com este problema”.
 
Páginas com rostos felizes
            Dispostos a trocar as páginas de noticiários que giram em torno do abuso sexual, por páginas que mostrem crianças e jovens felizes, a equipe de trabalho da obra se reúne Fafiuv, para a discussão de ações educativas que mobilizam a comunidade em relação ao tema. Na pauta estão campanhas, pesquisas e eventos. Prova disso, é que há dois anos, foi realizada no Cine Teatro Luz aconteceu palestra sobre o tema. Experiência e um currículo arraigado de lições de vida serviram de inspiração para o professor César Nunes. Ele explanou o tema A Educação Para a Sexualidade na Perspectiva Emancipatória.
            Cézar é doutor em Filosofia e História da Educação, Professor de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp, Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Paideia. Presidente da Associação Brasileira de Educadores Sexuais (Abrades) e autor de vários livros entre eles Aprendendo Filosofia e Desvendando a Sexualidade. O professor César Nunes prefaciou a obra A Sexualidade em Questão: Estudos e Subsídios sobre o Abuso e a Educação Sexual de Crianças e Adolescentes.
  Equipe de trabalho
            Aplausos não faltaram durante a noite para a equipe de trabalho do livro em questão que segue:

Aurélio Bona Junior
            Graduado em Filosofia pela PUC- PR, mestre em educação pela UFPR, doutorando em Filosofia da Educação pela Unicamp, é professor de Filosofia da Educação nos cursos de Filosofia e Pedagogia da Fafiuv. Foi coordenador do projeto Ação Educativa contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em União da Vitória.

Marínea Maria Fediuk
            Graduada em Psicologia pela Univali – SC, especialista em Educação pela Fafiuv, mestre em Psicologia pela UFSC, é professora da Fundação Universidade do Contestado – Porto União. Foi orientadora do projeto.

Vanessa Campos de Lara Jakmiu
            Graduada em Pedagogia pela Fafiuv, especialista em Metodologia da Ação Docente – Uniuv, é professora colaboradora do Curso de Pedagogia da Fafiuv e também no Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de União da Vitória. Foi orientadora do projeto.

Célia Ratusniak
            Graduada em Psicologia pela ACE-Joinville. Especialista em Estudos da Mente e Neurociência Contemporânea – PUC-PR. Mestranda em Educação – UFSC. Psicóloga da Secretaria de Educação de União da Vitória. Conselheira do CMDCA de União da Vitória.  Foi orientadora do projeto.

Aline Werle de Oliveira
            Graduada em Psicologia pela Fundação Universidade do Contestado –Porto União / SC. Foi bolsista graduanda do projeto.

Amanda Grob
            Graduanda em Pedagogia pela Fafiuv. Foi bolsista do projeto.
Cleri Aparecida Oliveira
            Graduada em Filosofia pela Fafiuv, é professora de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio. Foi bolsista graduanda do projeto.

Hélio Tomal
            Graduado em Geografia e em Filosofia pela Fafiuv, é professor de Filosofia no Ensino Médio. Foi bolsista recém-formado do projeto.

Marcela Mazur
            Graduanda em Pedagogia pela Fafiuv. Foi bolsista do projeto.

           
FOTOS

Apresentação do evento, Hélio Tomal - Graduado em Geografia e em Filosofia pela Fafiuv

 


Composição da Mesa de Trabalhos

 

Público presente no evento


Público presente no evento

 


Mesa de Trabalhos

 


Hélio Tomal e Cleri Aparecida Oliveira - Graduada em Filosofia pela Fafiuv

 


 

 


Organizador do livro, professor Dndo. Aurélio Bona Junior

 


 

 


 

 


Secretária de Educação, professora Marli Brugnago

 


Promotor da Vara da Infância e Juventude da Comarca de União da Vitória, Dr. Julio Ribeiro de Campos Neto

 


Juiz da Vara da Infância e Juventude, Dr. Carlos Eduardo Mattioli Kockanny

 


Diretor da Fafiuv, Bel, Valderlei Garcia Sanches

 


Marínea Maria Fediuk, psicóloga e orientadora do projeto

 


Promotor de Justiça, Dr. Murillo José Digiácomo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel  

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100