Profissionais da ciência comemoram Ano Internacional da Química

Uma programação especial aconteceu entre os entre os dias 13 e 17 de junho

 

            Em comemoração ao AIQ 2011, que significa Ano Internacional da Química, o Colegiado de Química da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), realizou no Salão Nobre da Instituição, entre os dias 13 e 17 de junho, o 8º Simpósio de Química.
            O coordenador do Curso de Química da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), professor Ms. Geronimo Wisniewski, afirma que o evento foi um sucesso, em virtude do programa de atividades voltado para os estudantes do ensino Fundamental e Médio da região, além de acadêmicos e profissionais das áreas afins. 
            O diretor da Fafiuv, Bel. Valderlei Garcia Sanches, reforçou que o evento, que já é tradição na Instituição, tem por objetivo promover a interação entre os acadêmicos, professores/pesquisadores da região e a comunidade, além da troca de informações e conhecimentos com alunos de outras instituições e a possibilidade de contato com profissionais da área.  
            Na conferência da segunda-feira, 13, “O papel das mulheres cientistas na construção de um mundo sustentável”, ministrada pela professora Doutora Vanderlan Bonzani (Unesp), foi feito um enfoque do trabalho desenvolvido por ela na Instituição. Além disso, a doutora salientou que a importância do evento esta atrelada em demonstrar o quanto a química faz parte do cotidiano e sua importância para garantia da qualidade de vida das pessoas; também descrever os vários campos da atividade econômica em que os profissionais da química podem atuar e incentivar os alunos a se tornarem profissionais da química.
            A programação seguiu na terça, 14, onde os inscritos participaram do mini-curso intitulado “Direitos e Deveres dos professores em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, ministrado pela advogada, Esp. Daniela Molina Vargas. A especialista também levou a temática para debate no período da noite durante palestra ministrada no Salão Nobre. A noite contou também com a fala do professor Ms. Marcelo P. Silveira (UEM), que falou sobre “Possibilidades e desafios do uso da obra de Monteiro Lobato para o Ensino da Química”.
            Para quarta-feira, 15, na parte da tarde, o mini-curso intitulado “Ferramentas de Otimização Multivariada”, contou com as explanações dos professores Dr. Patrício G. Peralta Zamora e Dra. Noemi Nagata (UFPR). O professor Patrício também falou durante a noite sobre “Tratamento Avançado de Resíduos”.
            Para quinta-feira, 16, seguiram os mini-cursos. Desta vez, o público alvo foram os estudantes do Ensino Superior e Ensino Médio. Os conferencistas foram os professores Ms. Elvio Prevedello e os acadêmicos de Química da Fafiuv, que envolveram a Química de maneira irreverente e informativa. A noite, a palestra ficou por conta do professor Ms. Fabio Santos falou sobre “Polímeros Condutores, histórico e algumas aplicações”.
            Para finalizar o evento na sexta-feira, 17, as atividades iniciaram às 8h30, com mini-curso direcionado para o Ensino Médio ministrado pelos acadêmicos de Química, sobre reações químicas.
            Para a noite, foi realizada mesa-redonda sobre “Contribuição dos ingressos da Fafiuv nas diversas áreas da Química”. Em seguida, os inscritos participaram do 1º Encontro de ex-alunos do Curso de Química.

Ano Internacional da Química
            Na 63ª sessão da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) foi aprovado e proclamado, para 2011, o Ano Internacional da Química, conferindo à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e à União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) a coordenação das atividades mundiais. O objetivo é a celebração das grandes descobertas e dos últimos avanços científicos e tecnológicos da química.


Confira os melhores momentos do evento

 

 

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel  

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100