Diretor da Fafiuv informa que inicia processo de implantação da Unespar

Segundo consta no site da SETI, o governo está tomando uma série de providências para encaminhar o processo de implantação da Universidade que irá agregar sete faculdades estaduais

 

            O diretor da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), Bel. Valderlei Garcia Sanches, informa que o governo do Estado está tomando uma série de providências para encaminhar o processo de implantação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que irá agregar sete faculdades estaduais, formando a sétima universidade pública do sistema estadual de educação.
            Segundo consta no site da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), quatro grupos de trabalho formados por professores, e profissionais ligados à área, analisam questões relacionadas a documentação, infraestrutura, pesquisa e pós-graduação e estrutura administrativa da instituição. Foi estabelecido um cronograma de ações que prevê, inicialmente, um relatório de autoavaliação institucional de cada faculdade.

Unespar
            A Unespar foi criada pela Lei Estadual 13.283, de 25 de outubro de 2001, mas, de acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, ainda não está credenciada no Conselho Estadual de Educação.
            Ela irá agregar sete faculdades estaduais: Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa), Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar) e Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv).
            Juntas, as instituições contam com mais de 600 professores e 12 mil alunos  em 59 cursos de graduação e 24 de especialização.
Secretário da SETI em União da Vitória
            Na próxima quinta-feira, dia 4 de agosto, às 15h30, o diretor da Fafiuv recebe o secretário da SETI e Reitor Alipio Leal e o Vice-Reitor pró-tempore Marco Aurélio Visintin da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Esta será a segunda visita que o secretário da SETI fará nas dependências da Fafiuv.
            A visita consiste na inauguração da ala nova para os laboratórios da Fafiuv e a apresentação do êxito das obras de restauração para receber professores, funcionários e acadêmicos neste segundo semestre do ano letivo. Ainda, será discutido sobre os grupos de trabalho responsáveis por elaborar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Regimento Interno da instituição. Esses grupos também têm, entre outras atribuições, a missão de levar os temas relacionados à Unespar para as respectivas comunidades acadêmicas. Os dados estão sendo recolhidos, segundo a SETI, atualizados e agrupados com o intuito de formular o processo de regulamentação da instituição.
            Na ocasião, também estará em pauta, às 18 horas, na Câmara de Vereadores de Porto União, uma audiência pública com a presença do secretário da SETI sobre a federalização do Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv).                                     

Benefícios
            Durante explanação para os professores e funcionários da Fafiuv, o secretário Alípio disse que os próximos passos serão tomados em conjunto com os diretores das faculdades que, juntas, farão parte da Unespar. Paralelamente a isso, o trabalho continuará com a revisão do Estatuto, a elaboração do PDI e também do regimento geral da Instituição, autonomia do campus, entre outros. 
            Para o diretor da Fafiuv, a implantação da Unespar trará uma série de benefícios e também representará o avanço do Ensino Superior. “Teremos enquanto campus universitário da Unespar maior comprometimento na área de Ensino, Pesquisa e Extensão”. Na área de ensino o diferencial se refere na possibilidade de criação de novos cursos de extensão e pós–graduação, além da abertura de mais vagas.
           A data estimada para o credenciamento da UNESPAR junto ao Conselho Estadual de Educação, apontada pelo reitor Alípio, é em maio de 2012.
           
Fafiuv
           Criada em 22 de dezembro de 1956 e autorizada pelo decreto de nº 47.666, em 10 de janeiro de 1960, a Fafiuv oferece, atualmente, nove cursos de graduação: História, Pedagogia, Geografia, Letras Português/Inglês, Letras Português/Espanhol, Matemática, Ciências Biológicas, Quí­mica e Filosofia.

Colegas,

Segue um áudio do Diretor da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), Bel. VALDERLEI GARCIA SANCHES, sobre a vinda do secretário da SETI e Reitor Alipio Leal e o Vice-Reitor pró-tempore Marco Aurélio Visintin da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

http://www.youtube.com/watch?v=lJJ45HpZEes

 

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel  

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100