Confira como foi a inauguração da nova ala da Fafiuv

A cerimônia aconteceu na quinta-feira, 4 .
Na ocasião professores, acadêmicos, funcionários e comunidade participaram de uma explanação sobre a Unespar

 

           O diretor da Fafiuv, Bel. Valderlei Garcia Sanches, recebeu na quinta-feira, 4, no Salão Nobre da Instituição, professores, acadêmicos, funcionários e comunidade para explanação sobre a Unespar, seguida da cerimônia de inauguração da nova ala da Fafiuv e a apresentação das obras de restauração para receber a família Fafiuv neste segundo semestre do ano letivo.
            A cerimônia contou com as presenças do secretário da SETI e Reitor Alipio Leal, Vice-Reitor pró-tempore Marco Aurélio Visintin da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), do prefeito de União da Vitória, Carlos Alberto Jung (Juco), do reitor do Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv), Jairo Vicente Clivatti e demais autoridades locais.
            A nova ala da Fafiuv está orçada em cerca de R$ 494 mil reais e conta com 896 metros quadrados, onde abriga laboratórios de informática, com 25 a 30 computadores para cada curso que a Fafiuv oferece e duas salas de aula. O diretor da Fafiuv, afirmou a importância de uma instituição com uma estrutura de qualidade para o desenvolvimento de uma região.  
            O novo espaço leva o nome do professor Isael Pastuch. Conforme homenageou a Secretária Geral da Fafiuv, professora Elizabete de Fátima dos Santos Gomes Empinotti, o professor Pastuch era um exímio conhecedor de futebol onde deixou sua marca na atividade esportiva local.
            Prova disso foi que seus conhecimentos sobre o esporte lhe renderam uma vaga de comentarista nas rádios locais. Ainda segundo a professora Elizabete “a vibrante passagem e garra esportiva de Pastuch permanecem eternizadas nas mentes daqueles que partilharam de alegrias e tristezas nas competições juntamente com este que foi um atleta de corpo e alma”.
            Sua trajetória em União da Vitória não para por aqui, pois, Pastuch também teve destaque no cenário político local como vereador. Mesmo que por um mandato e sem remuneração, demonstrou sua abdicação na casa de leis.
            O homenageado da tarde também foi exemplo na arte ensinar, onde atuou como professor de Educação Física no Colégio Túlio de França. Seus conhecimentos na área de educação originaram-lhe o convite do Diretor da Fafiuv da época, Prof. Mário Riesemberg a fazer parte do corpo administrativo da Instituição onde atuou na função de secretário nos anos de 1975 a 1996, colaborando na implantação de vários cursos.
            Nesta função trabalhou incansavelmente em conjunto com a direção, professores e funcionários. Os anos se passaram e para a tristeza da FAFI, Pastuch se aposentou. Apesar do lamento da FAFI, quem ganhou neste período foi a UNIUV. Mais uma vez, Pastuch foi convidado, desta vez pelo seu amigo Nordi Peruzzo a colaborar com aquela Instituição.
            Na função de assessor técnico, lutou pela transformação de faculdade para Centro Universitário, processo que ocorreu em 1997. Também merece destaque pela sua audácia onde em 5 anos passou de 3 para 13 cursos superiores e novas habilitações.
             
Unespar
            O governo do Estado está tomando uma série de providências para encaminhar o processo de implantação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que irá agregar sete faculdades estaduais, formando a sétima universidade pública do sistema estadual de educação.
            Segundo o secretario da Seti, quatro grupos de trabalho formados por professores, e profissionais ligados à área, analisam questões relacionadas a documentação, infraestrutura, pesquisa e pós-graduação e estrutura administrativa da instituição. Foi estabelecido um cronograma de ações que prevê, inicialmente, um relatório de autoavaliação institucional de cada faculdade.

Unespar
            A Unespar foi criada pela Lei Estadual 13.283, de 25 de outubro de 2001, mas, de acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, ainda não está credenciada no Conselho Estadual de Educação.
            Ela irá agregar sete faculdades estaduais: Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa), Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar) e Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv).
            Juntas, as instituições contam com mais de 600 professores e 12 mil alunos em 59 cursos de graduação e 24 de especialização.

Benefícios
            O secretário Alípio disse que os próximos passos serão tomados em conjunto com os diretores das faculdades que, juntas, farão parte da Unespar. Paralelamente a isso, o trabalho continuará com a revisão do Estatuto, a elaboração do PDI e também do regimento geral da Instituição, autonomia do campus, entre outros. 
            Para o diretor da Fafiuv, a implantação da Unespar trará uma série de benefícios e também representará o avanço do Ensino Superior. “Teremos enquanto campus universitário da Unespar maior comprometimento na área de Ensino, Pesquisa e Extensão”. Na área de ensino o diferencial se refere na possibilidade de criação de novos cursos de extensão e pós–graduação, além da abertura de mais vagas.
           A data estimada para o credenciamento da UNESPAR junto ao Conselho Estadual de Educação, apontada pelo reitor Alípio, é em maio de 2012.

 

Confira como foi a cerimônia de Inauguração da ala nova da Fafiuv


 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel  

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100