NUCATHE presta uma homenagem à professora Astrogilda de Mattos

No dia 30 de junho, a Professora do Curso de Pedagogia da FAFI, Márcia Marlene Stentzler e a acadêmica do Curso de Pedagogia e bolsista da Fundação Araucária, Laura Aparecida Dreyer Schneider, foram recebidas pela Srta. Francisca de Mattos, em sua casa, para contar um pouco da história de sua irmã, Professora Srta. Astrogilda de Mattos. Natural de Curitiba, aos vinte e quatro de junho de 1917, tem hoje 94 anos de idade. Filha do Sr. Anacleto de Mattos, que na época era alfaiate e Sra. Floriza Dias da Costa, dona de casa.  No decorrer da nossa conversa com a Srta. Francisca, ela relatou que “Dona Astrogilda é o orgulho da família”. Nos ofereceu gentilmente conhecer um pouco da trajetória de vida de sua irmã por meio das fotografias e das memórias que guarda com muito carinho e orgulho.
Exibe com alegria a foto da professora Astrogilda por ocasião da comemoração de seu aniversário de 90 anos, ostentando orgulhosamente suas medalhas: uma, do “Mérito Anita Garibaldi”, concedida pelos relevantes serviços prestados ao Estado pelo então Governador de Santa Catarina, Colombo Machado Salles em 1972. A outra de “Cidadã Honorária” de União da Vitória, concedida em 1987.


Imagem 01: Professora Astrogilda de Mattos
Fonte: Arquivo particular de Francisca de Mattos.

A professora Astrogilda foi diplomada “Cidadã Honorária de União da Vitória, como testemunho de gratidão e de reconhecimento do povo desta comunidade.” Também a Câmara de Vereadores do Porto União prestou semelhante homenagem a esta ilustre personalidade, no ano de 1993, como “[...] reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Município”.
Tendo uma trajetória marcante, principalmente junto a “Escola Normal Regional Marcelino Dutra” e ao “Grupo Escolar Professor Balduíno Cardoso”, a professora Astrogilda inovava sempre. Um dos fatos marcantes na carreira de magistério era seu carinho e devoção por São Francisco, sendo que na data em homenagem ao Santo, ela organizava com as crianças atividades com animais, educando pela devoção, o cuidado com a natureza e a fé.  O destaque nas atividades locais levou ao reconhecimento de suas atividades e veio o convite para o aperfeiçoamento profissional, pois professor necessita estar sempre estudando, em constante atualização. Assim, de Março a Dezembro de 1965, a professora freqüentou cursos ministrados pela Divisão de Aperfeiçoamento de Professores (DAP), do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos e Centro Regional de Pesquisas de Minas Gerais. Seus conhecimentos serviram para dinamizar a educação local e regional.
Dona Astrogilda tem uma intensa relação com a história de Porto União e a memória desse povo, tendo atuado também na elaboração do brasão do município de Porto União. Na área social fundou um grêmio para jovens no Clube Concórdia, onde tinham acesso a biblioteca e lazer. Trabalhou na “Campanha do Ouro”, realizada em nível nacional. Participou também da criação da APAE de Porto União e trabalhou pela APADAF.


Imagem 02: Formatura no Colégio Santos Anjos em 1936.
Fonte: Arquivo particular da Srta. Francisca Mattos.

Entre suas especialidades reside as escrita em letras góticas, com as quais bem ilustrou os relatórios do Grupo Escolar Professor Balduíno Cardoso como responsável pela Direção, e são reconhecidas como forma de organização na modernização das Escolas e da Organização didático/pedagógica, serve de exemplo pelo modelo de organização e referencial que os professores lá formados levavam para sua prática nas escolas primárias onde atuariam.
Numa justa lembrança, também sua mãe, dona Floriza Dias da Costa, foi homenageada pelos feitos da filha, recebendo o diploma de mãe do ano em 1970, com a seguinte inscrição: “A Associação Mater Puríssima de Proteção a Maternidade e a Infância confere o presente titulo a senhora Floriza Dias de Mattos, que significa: uma mãe carinhosa”.
Orgulhamos-nos de contar com a professora Astrogilda e seu dinamismo na vida destas cidades, pela alegria, criatividade e compromisso demonstrados nos inúmeros serviços prestados em prol da sociedade de Porto União da Vitória e pelo carinho com que é lembrada. Conjuntamente com professores do Grupo Escolar Professor Balduíno Cardoso e da Escola Normal Regional Marcelino Dutra, foi empreendedora e segura de que a Educação era imprescindível para a formação do ser humano. Obrigada por nos ter dado tão belo exemplo de dedicação e compromisso pela Educação das “Gêmeas do Iguaçu”.
Abaixo, uma gravura colorida com “lápis de cor”, que se encontra na abertura do livro do Relatório do Grupo Escolar Professor Balduíno Cardoso, de 1956.


Imagem 03: Pintura
Fonte: Relatório do Grupo Escolar Balduíno Cardoso, 1936.

Agradecemos à Srta. Francisca de Mattos, por ter nos recebido e contribuído com suas informações, fotos, certificados e outros materiais para podermos compreender o trabalho da professora Astrogilda na construção da História da Educação na região do Vale do Iguaçu. 

 

SOBRE O NUCATHE – Núcleo de catalogação, estudos e pesquisa do HISTEDBR – têm como objetivo catalogar documentos histórico/educacionais visando reconstruir a história da Educação nas Gêmeas do Iguaçu. Criado em 2008 com registro no CNPQ, tem o compromisso com a formação de futuros pesquisadores em Educação, em trabalho desenvolvido com acadêmicos de Cursos de Graduação, particularmente de Pedagogia. Outro compromisso é de tornar público fatos e personagens que marcaram nossa história e a particularizam enquanto processo cultural.  

__________________

¹Márcia Marlene Stentzler – docente do Curso de Pedagogia da UNESPAR/FAFIUV, doutoranda em Educação, linha de pesquisa História e Historiografia da Educação pela UFPR. pedagfafiuv@yahoo.com.br

²Laura Aparecida Dreyer Schneider – Acadêmica do quarto ano do Curso de Pedagogia da FAFIUV, bolsista de Iniciação Científica da Fundação Araucária em 2010/2011. laurinha.schn@yahoo.com.br

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel  

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100