Professor Ilton César Martins concede entrevista na Rádio Difusora União

A entrevista vai ao ar no domingo, dia 18, às 10h30
 
 
            O professor do Colegiado de História da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv – campus Unespar), Ilton César Martins, aprovado no dia 25 de agosto no doutorado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), estará na tarde da sexta- feira, 15,  participando da gravação do programa Momento da Educação, na Rádio Difusora União, conduzido pelo professor Aluizio Witiuk. O tema será Escravidão e Mestiçagem.
 
 
A entrevista vai ao ar no domingo, dia 18, às 10h30.
Não perca!
 
 
Tese do doutorado
 
            A tese intitulada: “Eu só tenho três casas”: a do senhor, a cadeia e o cemitério: crime e escravidão na Comarca de Castro (1853-1888), procurou dar conta de uma história social do crime em castro na época do Paraná provincial.          A pesquisa procurou analisar a dinâmica dos crimes que envolviam escravos e libertos, quer como vítimas ou acusados, avançando sobre o cotidiano passível de ser revelado pelos processos-crimes analisados. A tese foi considerada inovadora sob a perspectiva do método de análise, pela multiplicidade de fontes analisadas e pelo debate historiográfico e teórico realizado.
            Segue um trecho do texto de arguição do prof. Luiz Geraldo Silva:
            “A tese em questão traz tema altamente relevante em espaço e período bem delimitados, quais sejam, crime e escravidão em Castro, província do Paraná, segunda metade do século XIX. Para tanto, apresenta conjunto considerável de fontes documentais, as quais, embora bastante repisadas pela historiografia desde, pelo menos, a década de 1980, ainda revelam possibilidades de exames por ângulos inusitados, como os que se apresentam neste trabalho. O conteúdo de alguns desses processos – como o do senhor que adquire filha ao libertá-la do cativeiro, ou do liberto ameaçado de reescravização que se dizia militante farroupilha – contém elementos riquíssimos para análise a partir de interesses novos informados pelas investigações recentes de historiografia. Creio que a arquitetura da tese, ao mesmo tempo, aponta para escolhas bastante pertinentes, posto que parte de uma compreensão da área em apreço para um entendimento da estrutura jurídica do império, chegando, finalmente, aos casos dos cativos e libertos envolvidos diretamente com a prática do crime”.

 

 

Professor do Colegiado de História, Dr. Ilton César Martins

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel

 

 

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100