Raízes negras em movimento na 25ª Semana da Cultura

Evandro Passos “Brasil de todas as Áfricas” tem forte participação nesta quarta-feira, 28, em União da Vitória e Porto União
           
            Na noite desta quarta-feira, 28, será a vez da temática sobre cultura Afro-brasileira que envolverá o público com informação, saber e sabor durante a 25ª Semana da Cultura da Fafiuv – Campus Unespar, que acontece até a sexta-feira, 30, no Cine Teatro Ópera de Porto União. 
            O evento contará em um primeiro momento com a mesa redonda sobre “Racismo, educação e sociedade”, ministrada pelos professores Ms. Ilton Cezar Martins, Dr. Caio Ricardo Bona Moreira e a Dra. Dileize Valeriano da Silva.
            Em seguida, o público irá acompanhar a apresentação cultural com Evandro Passos: “Brasil de todas as Áfricas”. Evandro é bailarino e coreógrafo, especialista em danças africanas pelo Ensemble Djolem, Diretor da Associação Sócio- Cultural Bataka, professor do Curso de Dança e Cultura Afro-Brasileira do Centro Universitário de Belo Horizonte e Membro do Comitê Internacional de Dança.
 
Oficinas
            É claro que Evandro Passos e os membros da Associação Sócio- Cultural Bataka de Belo Horizonte chamaram o público na manhã de hoje, 28, para um aperitivo sobre como será a apresentação desta noite. As raízes negras formaram um convite para que o público participasse de quatro oficinas oferecidas pela Associação Sócio Cultural Bataka.
            De acordo com programação, foram abordados temas como: história da África, conhecimento e valorização dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira.
            Uma das propostas da atividade é qualificar profissionais para atender a lei 10.639, que tornou obrigatório o ensino de cultura afro-brasileira e história da África nas instituições educacionais do país. Nessa linha, além de formar educadores, o curso teve como proposta fazer a articulação entre a tradição e a contemporaneidade de experiências e pensamentos produzidos, em diferentes circunstâncias, pelo povo negro.
            As oficinas foram dividas em: Dança Afro; Estética e Traças Afro; Percussão e Contação de Histórias. A organização foi do Colegiado de História da Fafiuv – Campus da Unespar.

CONFIRA COMO FORAM AS OFICINAS

Evandro Passos juntamente com um dos organizadores da oficina, professor Dr. Ilton Cezar Martins

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100