Café Geográfico

 Logo do 1º Café Geografico            

1º CAFÉ GEOGRÁFICO

 

PROGRAMA

Os professores do Curso de Geografia integrantes do grupo de pesquisa "ENSINO E PESQUISA", do Colegiado de Geografia, da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória receberam com satisfação  os amigos para o primeiro Café geográfico, realizado aqui na FAFIUV.

 Convidados participantes Prof. Dda. Helena Edilamar R Buch;  Prof.Prof. Cleonéia Fiamoncini Secretaria de Educação de - Paulo Frontin; Prof. Darlise Nedochetcko - Secretaria de Educação de Cruz Machado.  
A professora Convidada da noite para dar inicio as reflexões foi a Prof. Ms Prof. Ms. Najela Tavares Ujiie  ;Tema em debate : ALFABETIZAÇÃO GEOGRAFICA

Este evento  oportunizou a troca de experiências e reflexões relacionadas ao ensino da Geografia nas escolas de Ensino Fundamental, assim como, divulgar as pesquisas e trabalhos desenvolvidos pelo professores do colegiado Geografia.  Divulgando o primeiro livro do departamento de geografia  PERCEPÇÕES GEOGRAFICAS REGIONAIS: SOCIEDADE NATUREZA E ENSINO.
Destacou  o ensino da Geografia e especialmente  nas séries iniciais focando as questões básicas de orientação,  localização e representação geográfica  como elementos básicos norteadores da alfabetização geográfica , e com esses intuito construímos  reunidos professores e alunos  construímos  as cartilhas ALFABETIZAZAÇÃO GEOGRAFICA, dos municípios de General Carneiro, Cruz Machado e Paulo Frontin . Essas cartilhas  são resultado final do  Projeto A GEOGRAFIA COMO NECESSIDADE DE LEITURA DE MUNDO vinculado a Universidade Sem Fronteiras. Financiado pela Fundação Araucária – SETI.
 Nossa proposta nesta cartilha Alicerça-se na leitura das imagens do mundo onde os alunos nasceram considerando essa leitura anterior a compreensão da palavra e da escrita, e esse foi nosso ponto de partida, nos ancoramos em diferentes momentos da evolução pessoal e experiência existencial do aluno e suas leituras de vida, e a partir daí, inserir novos conceitos da Geografia geral do Paraná e dos Municípios de Cruz Machado, Paula Frontin e de General Carneiro. Consideramos o município  a menor parte do nacional e mesmo do global. As relações de ordem econômica, política e social que se manifesta no município se expressam em ordem mundial. Contentar-se em estudar o município é muito pouco, pois o município constitui-se um exemplo concreto de como funciona a sociedade, de como nele se constrói o espaço geográfico. Consideramos também que o aluno adolescente, atualmente esta inserido no contexto mundial das comunicações mesmo morando em áreas rurais o ritmo acelerado da inovação tecnológica, o encurtamento das distâncias por meio da internet a diminuição do tempo de percurso das comunicações e dos transportes aproxima os lugares e estreita a relação com os problemas mundiais. Outro ponto relevante foi a inserção dos acadêmicos da FAFIUV como iniciantes na docência, durante a aplicação do projeto conviveram com a realidade na escola, a realidade do aluno, o lugar vivido e a comunidade como um todo.   

AGRADECEMOS A PARTICIPAÇÃO  DE TODOS  

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100