Grupo de Teatro (Obs) Cena da Fafiuv arrancou aplausos do público no Cine Teatro Luz

A apresentação aconteceu na quinta-feira, 27

            Na quinta-feira, 27, não se falava em outra coisa. Os murmúrios estavam pautados na apresentação no Cine Teatro Luz do Grupo de Teatro (Obs) Cena da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv – Campus Unespar). A apresentação do "Ato Único", uma adaptação da peça "Entre quatro paredes", de Jean Paul Sartre, brilhantemente reuniu acadêmicos e comunidade no teatro de União da Vitória.
            O diretor da Fafiuv, Bel. Valderlei Garcia Sanches, acompanhou a apresentação e parabenizou o elenco pelo empenho nas atividades extracurriculares.
 
(Obs) cena
 
            O professor do Colegiado de Filosofia da Fafiuv, Samon Noyama, conta que a ideia de adaptar textos filosóficos para a dramatização surgiu durante as atividades do Projeto Pensando nas Ruas, realizado em 2008 e 2009.  Coordenado pela professora Renata Ribeiro Tavares, o Projeto faz parte do Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
            Com o encerramento das atividades do Projeto, o professor Samon lembra que os estudantes decidiram dar continuidade na proposta do projeto; que é levar até os alunos da rede pública de Ensino Básico um conhecimento introdutório sobre a Filosofia, “privilegiando o trabalho ético na construção da idéia de uma cidadania consciente, por meio das reflexões sobre sociedade, cultura, vida e humanismo presente na tradição filosófica”. Foi aí, que surgiu em 2009, o Grupo de Teatro (Obs) Cena.
 
Sinopse
            Três pessoas desconhecidas encontram-se “ao acaso” no Inferno. Na tentativa de salvação das suas almas, são forçados a confessar o crime que cada um cometeu. Dessa convivência intensa e angustiante, as três personagens, sem descobrir algo em comum, entram numa tensa disputa de opiniões e gostos, revelando uma crise de valores. O desentendimento entre eles cresce à medida que aumenta o contraste das diferentes origens, histórias e preferências, numa atmosfera de tédio, melancolia e aparentemente sem alternativas.
 
 
Elenco:
          Ane Schulz
          Bruna Werle
          Claudio Cavalcante Junior
          Endiane K.
          Helder Kotecki
          Jaqueline Naizer
          Jéssica Rosa

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100