Acadêmicos da Fafiuv testam conhecimento no Enade 2011

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes acontece no dia 6 de novembro. A participação dos acadêmicos é obrigatória

              A secretária da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), professora Ms. Elisabete de Fátima Empinotti traz um recado aos acadêmicos da Instituição. “No domingo, dia 6 de novembro, das 13h às 17h, acontece a prova do Enade 2011. A participação dos acadêmicos é obrigatória e indispensável para conseguir o diploma”.
            O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). De acordo com a professora Elisabete, o exame carrega o objetivo de testar os próprios conhecimentos dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. O Enade é realizado por amostragem e a participação no Exame constará no histórico escolar do estudante ou, quando for o caso, constará a sua dispensa pelo MEC.
            A prova avalia alunos concluintes de nove áreas de conhecimento da Instituição: Ciências Biológicas, Filosofia, Geografia, História, Letras Português/Inglês, Letras Português/Espanhol, Matemática, Pedagogia, e Química. “Os acadêmicos devem verificar se os seus nomes estão inscritos para o Enade nos editais dispostos na Instituição”, afirma a secretária Elizabete.
 
Participação
            Este ano, serão avaliados estudantes dos cursos de arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música. Também farão as provas os alunos de cursos superiores de tecnologia em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.
 
Prova
 A prova de formação geral terá dez questões, discursivas e de múltipla escolha, que abordarão situações-problema, estudos de caso, simulações e interpretação de texto, imagens, gráficos e tabelas. As questões discursivas abordarão aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. Na parte específica, os alunos terão que responder a 30 questões sobre a área de sua formação.
 
Obrigatoriedade
            A secretária Elizabete lembra que o Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação. “Se um aluno for selecionado para fazer a prova e não a fizer, ele não poderá colar grau”, explica.
 
Serviço: Os nomes dos acadêmicos inscritos no Enade estão dispostos nos editais da Fafiuv. Maiores informações também podem ser obtidas no endereço eletrônico www.enade2011.inep.gov.br.
 
 
 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100