6º Simpósio de Geografia da Fafiuv reúne estudiosos do espaço geográfico

O evento acontece entre os dias 7 a 11 de novembro, no Salão Nobre da Instituição

            Acadêmicos e professores do Colegiado de Geografia da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv – Campus Unespar), participam entre os dias 7 a 11 de novembro, de um importante evento que se constituiu em um espaço consolidado de discussão e produção de conhecimentos acerca da Geografia Regional, enfatizando as contribuições das redes, da Geologia e Geomorfologia, da Geografia Urbana e Relação entre Geografia e Ensino. Estamos falando do 6º Simpósio de Geografia, que neste ano aborda o tema Impressões Geográficas Regionais.
Composto por palestras, apresentação de trabalhos científicos na Geografia e áreas afins, além de oficinas e mini-cursos, o objetivo do evento é promover o debate e a socialização de estudos e de propostas de ação relacionados ao ensino e ao confronto de teorias diversas na ciência geográfica, bem como estimular e ampliar a produção acadêmica.
           
Abertura
            A abertura do evento aconteceu na noite da segunda-feira, 11, no Salão Nobre da Instituição. Primeiramente foi composta a mesa de trabalhos formada pela vice-diretora da Fafiuv, professora Ms. Leni Trentim Gaspari, que na ocasião representou o diretor Bel. Valderlei Garcia Sanches, o Coordenador do Colegiado de Geografia da Fafiuv, professor Ms. Sérgio Roberto Ferreira dos Santos, a Presidente do Centro Acadêmico de Geografia (CAGEO), Paula Talita Góis e a Coordenadora do evento, professora Ms. Alcimara A. Föetsch.
            A professora Leni parabenizou o Colegiado de Geografia pela realização do Simpósio e o envolvimento dos acadêmicos. Ainda, ressaltou que este é o 11º evento realizado pela Fafiuv neste ano.
 
Guerra do Contesto
            Neste Simpósio, a reflexão inicial partiu de um contexto regional marcado por um conflito definidor da formação territorial do Sul do Brasil. Para tanto, a primeira palestra trouxe o tema: “100 Anos da Guerra do Contestado, as Mudanças e as Permanências na Rede Viária do Contestado: uma análise acerca da formação territorial do Sul do Brasil, do tropeirismo ao sistema rodoviário”. O assunto contou com os conhecimentos do professor Doutor Nilson César Fraga (UEL-DGEO/ UFPR-PPGEO).
 
Simpósio
            A Coordenadora do evento, professora Ms. Alcimara A. Föetsch, afirmou que o Simpósio fez parte de um projeto que teve início em 2006 na Instituição. Pois a idéia do projeto é de divulgação, debate de idéias e conhecimentos pertinentes ao campo do conhecimento geográfico. “É uma oportunidade de conhecer e refletir sobre as teorias e aspectos ligados à realidade onde se vive e se ensina”.
 
Serviço: Confira a programação no folder em anexo.
 
 
 
Fotos
 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100