Conselho Universitário da UNESPAR toma posse em Curitiba

            Os membros e suplentes eleitos pela comunidade acadêmica da FAFIUV estiveram, juntamente com o Diretor, na primeira reunião do Conselho Universitário (COU) da UNESPAR, que ocorreu entre os dias 16 e 18 de novembro em Curitiba.

            O Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, que acumula o cargo de Reitor pró-tempore da Universidade, juntamente com o Vice-Reitor Marco Aurélio Visintin, deu posse aos conselheiros dos 7 campi universitários (FAFIPA/Paranavaí; FAFIPAR/Paranaguá; FAFIUV/União da Vitória; FECILCAM/Campo Mourão; FECEA/Apucarana; FAP e EMBAP/Curitiba).

            Durante os três dias de reunião foram discutidos e aprovados o Regimento, o Estatuto e o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) que já haviam sido amplamente debatidos nos campi e aprovados previamente nas Congregações. A aprovação destes documentos foi fundamental para a continuidade do processo de credenciamento da Instituição junto ao Conselho Estadual de Educação, para onde seguem os documentos após abertura de protocolo na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

            Foi votada também a indicação do Conselho Universitário acerca da cidade sede da Reitoria da Universidade. Quatro cidades haviam se candidatado por meio de ofícios de seus prefeitos e deputados enviados ao Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. União da Vitória, Paranavaí, Paranaguá e Curitiba apresentaram propostas. Após a apresentação detalhada de cada uma, o COU fez a escolha em dois turnos. Passaram para o segundo turno as propostas de Paranavaí e Curitiba, das quais acabou sendo vencedora a capital do Estado. A indicação do Conselho será levada à apreciação da Assembléia Legislativa e do Governador.

            Dois assuntos da pauta não foram resolvidos, por falta de tempo, e ficaram pendentes para a primeira reunião do Conselho no ano de 2012: A adesão ao ENEM como forma de ingresso dos discentes na Instituição e a Regulamentação da Eleição para Reitor e Vice-Reitor, que deverá acontecer ainda no primeiro semestre de 2012.

Assuntos polêmicos

            Além da indicação da cidade sede da Reitoria, outros assuntos ficaram em pauta por bastante tempo, gerando muitas discussões e dificuldades de consenso. Dentre eles destacaram-se as exigências de classe profissional e formação necessária para se concorrer a Reitor e a Diretor de Campus. Ficou aprovado por maioria que, nos dois casos, podem concorrer Docentes e Agentes Universitários que sejam concursados, trabalhem em regime de dedicação integral (40 horas) e tenham cumprido e sido aprovados em seus estágios probatórios. No caso da candidatura a Reitor acrescentou-se a necessidade do mestrado como titulação mínima.

            Também houve debate e votação acerca da divisão das atividades universitárias em Pró-reitorias. Além das 6 Pró-reitorias já indicadas na minuta dos documentos, foi sugerida a inclusão da Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos. Para que se aceitasse a sugestão dever-se-ia excluir uma das inicialmente propostas. Ao final foi aprovada uma proposta conciliatória, segundo a qual não será criada uma Pró-Reitoria específica, mas que os Assuntos Acadêmicos passam a fazer parte da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, com status de Diretoria.

            Também houve bastante discussão acerca da distribuição dos 15 Centros de Áreas pelos 7 campi. O posicionamento do COU se deu por votação, e a maioria dos conselheiros aprovou que cada um ficaria com 2 Centros, exceto Paranavaí que, pelo número maior de cursos contará com 3 Centros.

 Os conselheiros

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100