Alvi homenageia personalidades com a Comenda Pinhão do Vale

A cerimônia que aconteceu na noite de sábado, 3, foi marcada por inúmeros aplausos, homenagens e emoções

            Muitas emoções se fizeram presentes no semblante do advogado José Leônidas Gaspari e do diretor presidente da Pormade Portas de Madeiras Decorativas, Cláudio A. Zini. Ambos foram agraciados pela Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi) com a Comenda intitulada Pinhão do Vale, que representa o reconhecimento público dos méritos culturais e de participação social desses cidadãos em Porto União e União da Vitória. A nona edição da Comenda foi marcada com cerimônia que aconteceu no sábado, 3, às 20 horas, no Salão Nobre da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), onde reuniu autoridades, familiares e amigos dos novos comendadores. 
            A abertura do cerimonial foi marcada pela composição da mesa de trabalhos com a presença do prefeito de União da Vitória, Carlos Alberto Jung (Juco), presidente da Alvi, professor Raulino Bortolini, diretor da Fafiuv, Bel. Valderlei Garcia Sanches, vereadora de Porto União, Aldair Muncinelli e secretária da Alvi, Leda Barcelos. A secretária deu inicio ao cerimonial que, pelo número das cadeiras, coordenou a auto-apresentação dos acadêmicos presentes. Em seguida, o Hino Nacional foi entoado com a participação do musical Stork Singers.  
            O presidente da Alvi, professor Raulino Bortolini, proferiu palavras que focaram a satisfação da entidade em homenagear as duas personalidades. Ainda, o professor Raulino pediu um minuto de silêncio pela morte do confrade Nelson Antônio Sicuro na semana passada, que foi membro fundador da Academia de Letras do Vale do Iguaçu.
 
 
Novos comendadores
            A outorga da Comenda Pinhão do Vale para José Leônidas Gaspari contou com a saudação do acadêmico Odilon Muncinelli. A outorga para Claudio Zini contou com a saudação da acadêmica Fahena Porto Horbatiuk. Segundo a professora Fahena, membro da Alvi, os dois novos comendadores são duas pessoas semelhantes em muitas atitudes, como discrição, humildade, simpatia e caráter firme.
            A professora Fahena, destacou em seu mais recente artigo, que José Leônidas foi Tabelião de Notas, Escrevente Juramentado de Ofício, Oficial Maior, Oficial de Protesto de Títulos. Foi também Escrivão Eleitoral da Comarca de União da Vitória. Também, juntamente com o Dr. Luíz Wolski, batalhou para a instalação e funcionamento da Fafi, da qual veio a ser o primeiro secretário, depois, ainda, o primeiro bibliotecário. Mais tarde, cursou História nessa Instituição e veio a ser professor de História do Brasil. É pianista formado e fez da música, no decurso de sua existência, uma forma de reunir a família e de encantar amigos.
            A professora lembra também que Cláudio Antônio Zini é Diretor Proprietário da Pormade. Nasceu em Porto União e viveu, até os 10 anos de idade, em Bituruna. Cursou o Ginásio no Colégio São José, e o Científico, No Colégio Estadual Túlio de França. Fez seu Curso de Engenharia Civil na Universidade Estadual do Paraná, mas exerceu sua profissão, como engenheiro de estradas, apenas por dois anos. A partir daí, dedicou-se à Empresa, que, há vários anos, está entre As 10 Melhores do Brasil para se trabalhar. 
 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100