Egresso da Fafiuv é aprovado no mestrado em História pela Unicentro

Rogério Vial ficou em 4º lugar entre os 68 inscritos

            O egresso do Curso de História da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv-Campus Unespar), Rogério Vial, comemorou antecipadamente o presente de Natal. Rogério foi aprovado em 4º lugar entre os 68 inscritos no mestrado em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O mestrado inicia em 2012.
            A temática do estudo de Rogério se refere ao Tropeirismo, sendo o título do trabalho Do Lombo da Mula ao Carijo: Um Estudo Sobre a Mudança Das Práticas Socioculturais e Políticas no Paraná com o Declínio da Atividade Tropeira e o Advento do Mate (1853 -1889).
            A intenção é trabalhar principalmente com o comportamento político dos senhores de Castro, dos Campos Gerais, principalmente no que se refere ao declínio da atividade tropeira e o surgimento do mate como alternativa econômica.
            Segundo o historiador, a ideia não é construir uma pesquisa em história econômica ou em história política, o que se pretende é explorar o lado das relações de poder contidas nesse jogo, e como essas pessoas influentes se comportaram nesse momento decisivo. “Castro se destacava como uma das principais cidades da Província do Paraná, se não a mais importante”, explica.
            O historiador agradece o apoio da direção da Fafiuv e aos professores do Departamento de História, em especial o professor Dr. Ilton Cesar Martins, a Professora Dulceli Tonet e o coordenador do Departamento Dr. André Bueno.
 
 

Parabéns ao historiador Rogério Vial!

Legenda: Historiador Rogério Vial

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100