Primeira Semana Intensiva da Pós-Graduação Lato Sensu da Fafiuv foi um sucesso

Prova disto foi o comprometimento dos estudantes durante a semana de estudos que aconteceu entre os dias 15 e 20 de janeiro. A Segunda Semana Intensiva iniciou no dia 23

          
            Dedicação para com os estudos foi a marca registrada durante a Semana Intensiva de Pós-Graduação da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv – Campus Unespar), realizada entre os dias 15 e 20 de janeiro. Foram 220 inscritos distribuídos nas seguintes especializações: Biodiversidade: Conservação e Manejo de Recursos Naturais; Educação Especial e Inclusiva; Estudos Literários: Metodologia do Ensino de Literatura; Religião, Filosofia e Sociedade; Psicopedagogia Institucional; Geografia: Gestão Ambiental e Planejamento do Território; Arte / Educação e Ludicidade;
            Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Fafiuv acontecem em dois momentos: Intensivo de uma semana no mês de janeiro e duas semanas no mês de julho e, os módulos ofertados aos sábados, todos perfazendo um total de 40 horas cada.  O término dos cursos está previsto para dezembro de 2010.
Semana de Estudos
            A Semana Intesiva iniciou com a recepção dos estudantes e docentes na manhã da segunda-feira, dia 15, no Salão Nobre da Fafiuv. O diretor da Instituição, Bel. Valderlei Garcia Sanches, cumprimentou aos presentes desejando-lhes um ótimo ano de estudos. O coordenador dos cursos de Pós–Graduação e Professor do Colegiado de História, Dr. Ilton César Martins e a secretária de Pós-Graduação da Fafiuv, Esp. Zeni Cristina Ziemann, comentaram que os objetivos da Pós-Graduação são o de oportunizar a atualização e o aprofundamento teórico, como pressuposto da prática docente mais consciente, também promover a formação continuada para o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais em suas respectivas áreas; além de contribuir para a melhoria do ensino, valorização profissional e o desenvolvimento da pesquisa.
Cursos
- Língua Portuguesa e Literaturas
            Análises dos escritos portugueses e seus respectivos autores; bem como uma discussão acerca da representação e a importância da Língua Portuguesa e do Ensino da Literatura no mundo moderno foram alguns dos temas abordados pela professora Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira (Unicentro) – ela que é Coordenadora do Programa Mestrado em Letras-Unicentro, durante o primeiro módulo desta especialização. Entre os dias 15 e 20 de janeiro, a educadora centrou-se na disciplina de Metodologia do Ensino de Literatura. A metodologia também contou com aulas expositivas, discussão de textos, apresentação de trabalhos em grupos e debates. Pesquisadora dos estudos literários, a pós-doutora admite que a Literatura contribui e, muito para a construção de um mundo melhor.
- Biodiversidade: Conservação e Manejo de Recursos Naturais
            A Pós-Graduação de Biologia da Fafiuv-Campus Unespar é um convite para se estudar a vida. Prova disto foram os ensinamentos teóricos e as atividades práticas com direito a saída de campo do primeiro módulo desta especialização. O ministrante da disciplina Bioindicadores Ambientais foi o professor desta Instituição, Sérgio Bazílio. Graduado em Ciências Biológicas pela Unicentro de Guarapuava e mestre em Ciências Biológicas pela UFPR, o educador partilhou de seus conhecimentos e despertou o senso critico e interesse pela pesquisa nesta área de estudo. A metodologia contou com aulas expositivas, teóricas e praticas, além de discussão de textos e debates.
 
- Arte /Educação e Ludicidade
            O primeiro módulo desta especialização contou com os conhecimentos da professora desta Instituição, Ms. Nájela Tavares Ujiie. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Presidente Venceslau (2006), especialização em Habilitação Para Educação Infantil pela Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP (2005) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Políticas Educacionais, lúdico, Brincar, concepções.     A educadora afirmou que sentir-se honrada pelo convite da Instituição para ministrar a disciplina de Arte /Educação na Escola durante a Semana Intensiva de Pós-Graduação. A metodologia contou com aulas expositivas, apresentação de trabalhos em grupos e debates.
  
- Psicopedagogia Institucional
            O primeiro módulo da Pós-Graduação Lato Sensu de Psicopedagogia contou com os conhecimentos da Ph.D, Giovanna Medina. Com um currículo arraigado de experiência profissional, a professora afirmou que a disciplina intitulada Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem teve a intenção de levar para a sala de aula um novo sentido para a aprendizagem e para a avaliação. A metodologia contou com aulas expositivas, discussão de textos, apresentação de trabalhos em grupos e debates.
 
  - Geografia: Gestão Ambiental e Planejamento do Território
            A disciplina intitulada de Território e Globalização foi ministrada pelo Prof. Dr. Nilson César Fraga. A disciplina refletiu sobre a formação de pesquisadores que irão atuar em várias esferas da sociedade, sobretudo, na investigação da realidade brasileira nos seus diversos territórios e contextos espaciais. O professor possui graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1997), Graduação em Geografia (Bacharel) pela Universidade Estadual de Maringá (1999), Mestrado em Geografia (Análise Ambiental e Desenvolvimento Regional) pela Universidade Estadual de Maringá (2000) e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina. Foi Professor Titular I - Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA (ex-Faculdades Integradas Curitiba) lecionando nos cursos de Direito, Relações Internacionais, Comunicação Social e Turismo. É consultor da Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED/PR e da Secretaria de Educação de Curitiba (PR).
 
  - Religião, Filosofia e Sociedade
            O dinamismo desta especialização contou com os conhecimentos do professor desta Instituição, Dr. André da Silva Bueno. O educador planejou as atividades para a Semana Intensiva demonstrando um leque de opções de técnicas que poderiam ser trabalhadas na referida área de estudo além, é claro, de partilhar de opiniões com os alunos no Ensino de Filosofia e Ciências Sociais.  André Bueno é Professor de História e Filosofia da Fafiuv. O professor ousou nos conhecimentos por meio das aulas dinâmicas e muita descontração.
  - Educação Especial e Inclusiva
            A bagagem profissional do professor Dr. Egídio José Romanelli foi peça chave de conhecimentos para o primeiro módulo desta especialização. O professor - durante a disciplina de Fundamentos Neuropsicológicos da Aprendizagem, buscou oportunizar o estudo e a pesquisa que permitam a formação de gestores, professores e outros profissionais que atuem em diferentes áreas e espaços para coordenar o esforço coletivo nos ambientes inclusivos e para promover a construção destes ambientes em seu âmbito de atuação, compreendendo o cenário atual e as possibilidades de construção de instrumentos adequados de intervenção, visando modificar a realidade da organização onde atuam, facilitando, estimulando e ampliando a convivência de pessoas com características individuais de necessidades educacionais especiais.
    
Serviço: Informações sobre os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu podem ser obtidas no endereço eletrônicowww.fafiuv.br e na Instituição, que fica na praça Coronel Amazonas. O telefone é o (42) 3521-9100.
 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100