Fafiuv restaura pintura do prédio que ilustra o Contestado

 Os trabalhos devem ser concluídos nesta semana

          
            Quem passar em frente ao prédio da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv – Campus Unespar) já pode observar parte da nova pintura externa que restaura as lustrações da Guerra do Contestado. A iniciativa veio do diretor da Instituição, Bel. Valderlei Garcia Sanches. O diretor com o intuito de preservar a história da cidade convidou o artista Ulisses Luís Antônio Reis Teixeira para executar o trabalho. O mesmo é o autor das ilustrações do Contestado que se encontram no prédio da Fafiuv. A arte ganhou forma em 1989 e se mantém viva até os dias de hoje.
            O diretor da Fafiuv reconhece o valor histórico de uma criação e garante que ela se mantenha bem cuidada e íntegra, conservando suas características originais durante décadas ou séculos. “Precisamos preservar os patrimônios históricos para que as futuras gerações usufruam dos originais preservando a sua memória”, afirma. A Faculdade irá custear a restauração.

Mãos a obra
Ulisses que atualmente reside em Curitiba fez questão de retornar para União da Vitória, sua cidade natal, para restaurar as suas criações. Segundo ele, a pintura faz-se necessária. O fato é que com o passar do tempo às faces da obra pedem restauração.
            O artista parabeniza a iniciativa do diretor Valderlei em preservar a história da cidade e do prédio da Instituição; Mais do isso. Ulisses reconhece a valorização do diretor perante a sua criação artística que completa neste ano seus 23 anos.
            Os trabalhos iniciaram no dia 18 de janeiro e devem ser finalizados nesta semana. O artista durante os trabalhos conta com o apoio do prestador de serviços, Cássio Vergopolan.
 
Conheça o artista
            Ulisses Luís Antônio Reis Teixeira nasceu em União da Vitória (PR). Ele é o  segundo filho de Nilce da Silva Reis Teixeira e de Affonso Reis Teixeira Filho. Desenhista, Pintor e Muralista, de União da Vitória. Também é membro da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP). Ulisses dispõe de obras no Brasil, Alemanha, Holanda e murais em União da Vitória. Também participou de diversas mostras em Salões Oficiais, obtendo premiações em pintura e desenho.
 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100