Comissão de Avaliação Externa da UNESPAR conhece campus de União da Vitória

A visita aconteceu nesta sexta-feira, 10

            O diretor da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIUV), Bel. Valderlei Garcia Sanches, recebeu nesta sexta-feira, 10, a visita do Coordenador de Ensino Superior da Secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), professor Mário Cândido de Athayde Júnior e dos integrantes da Comissão de Avaliação Externa para a criação da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Erneldo Schallemberguer, ex-reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Luiz Carlos Bruschi, ex-vice reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Vitor Luiz Sordi, professor e ex-pró reitor adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
            Na ocasião, a equipe realizou uma vistoria in loco pela instituição que consistiu em acompanhar parte das reformas que estão sendo feitas na FAFIUV e o espaço físico; também visitaram o Centro de Piscicultura localizado na BR 153, Observatório da FAFIUV e a Casa Coronel Amazonas localizada em São Cristóvão.
            Na parte da tarde, os peritos participaram de um encontro com os professores e funcionários no Salão Nobre da Instituição. O encontro resultou na explanação da Comissão sobre a integração da FAFIUV a nova Universidade Estadual do Paraná, além de uma conversa com os docentes. Os peritos mencionaram que esta reunião foi a mais participativa das visitas já realizadas em faculdades.
            O diretor da FAFIUV, Bel. Valderlei Garcia Sanches, afirma que a Instituição está realmente empenhada no credenciamento da UNESPAR.
 
 
Unidades que formam a UNESPAR
            Representando a SETI, o coordenador de Ensino Superior, professor Mário Cândido de Athaide Junior, tem acompanhado as visitas em todas as unidades que formam a Unespar. Em conversa com os educadores da Fafiuv, o professor deixou claro que é de domínio público que a Fafiuv tem papel fundamental no projeto de concretização da universidade.
            Além das impressões e depoimentos coletados nas visitas, a comissão avaliará a documentação legal exigida para o credenciamento como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Regimento Interno e Estatuto. Após as análises, o resultado será enviado ao Conselho Estadual de Educação.
 
UNESPAR
 
            A UNESPAR é a sétima Universidade Estadual Paranaense e foi criada por meio de uma Lei Estadual, de 2001, mas ainda não está credenciada pelo Conselho Estadual de Educação. Após a posse dos conselheiros, o grupo analisou e aprovou o regimento, o estatuto e o plano de desenvolvimento institucional, documentos que definem a identidade da Universidade.
 
 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Jornalista: Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100