Fafiuv – Campus Unespar realiza I Fórum de Licenciatura e II Encontro PIBID

Os eventos movimentaram a Instituição e os arredores da Praça Coronel Amazonas

            Na noite da segunda-feira, 12, no Cine Ópera de Porto União, aconteceu a abertura de mais um grande evento da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv – Campus Unespar). Até a quarta-feira, 14, será realizado o I Fórum de Licenciatura – Docência e pesquisa e II Encontro PIBID (Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). O evento, que tem como tema Vivências de Iniciação à Docência, conta com 525 inscritos.
 
Abertura
            A abertura do evento contou com a presença expressiva do público composta por professores, estudantes e apreciadores das áreas de estudos. A composição da mesa de autoridades contou com a presença da Coordenadora de Ciência e Tecnologia da Seti, professora Sueli Èdi Rufini, Vice-Diretora da Fafiuv – Campus Unespar, professora Leni Trentim Gaspari, Coordenadora Institucional do PIBID, professora Márcia Stentzler, Secretária de Educação de União da Vitória, professora Marli Brugnago, representante do Núcleo Regional de Educação (NRE), proefssora Andréia Straub e o Presidente da Comissão Cientifica do PIBID, Jeferson Gohl.
            A professora Sueli, representando o secretário da Seti Alípio Leal, enalteceu o trabalho dos educadores da Fafiuv. “É uma satisfação estar aqui. Parabenizo a iniciativa deste projeto tão importante na formação de professores e da educação básica”.
            A Vice-Diretora da Fafiuv parabenizou o envolvimento de todos para com o evento. “Esta é uma noite de comemoração para a Fafiuv, pois estamos apresentando os resultados de um trabalho sério e competente realizado pela coordenadora do PIBID, dos professores, dos bolsistas, das escolas municipais envolvidas, enfim parabenizo a participação de todos”.
            Após o discurso dos educadores, os presentes contaram com a explanação da Comissão Organizadora formada pela Profª Esp. Erna Gohl, Prof. Dr. Ilton César Martins, Profª. Helena Edilamar Ribeiro Buch, Profª. Márcia M. Stentzler (Presidente) e Profª. Ms. Rosana Beatriz Ansai, com os resultados dos quatro subprojetos no PIBID que são: História da África e da Cultura afro-brasileira: para além da escravidão, do racismo e dos estereótipos que é coordenado pelo professor Ilton; Química e Astronomia: Uma Conjunção Interdisciplinar que é coordenado pela professora de Química Erna; Mão Amiga que é coordenado pela professora de Pedagogia Rosana; Alfabetização Ecológica e das Letras: Inter-Relação entre o Ensino Fundamental que é coordenado pela professora de Geografia Helena Edilamar.
 
PIBID
            O programa desenvolvido pela Unespar / Fafiuv, em convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a prefeitura de União da Vitória. O projeto “Ações em Sociedade, Observações na Natureza: Programa para a Iniciação a Docência – Fafiuv”, iniciado em 2010 acontece por meio de quatro subprojetos dos Cursos de Geografia, História, Pedagogia e Química. Há 88 acadêmicos bolsistas, 14 supervisores que atuam nas escolas municipais, quatro coordenadores de área e um coordenador institucional. Atualmente é executado em 12 escolas da rede Municipal de União da Vitória, tendo como foco a formação para docência, no âmbito inicial (acadêmicos) e continuada (supervisores).
            Um dos objetivos do PIBID é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior. Assim como a inserção dos licenciados no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.
 
Programação
           
            Até a quarta-feira, a movimentação será grande na Instituição e nos arredores. O público contará com à exposição de materiais pedagógicos, ciclo de atividades e conferências.
Confira as fotos do evento
 
 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Jornalista: Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100