Visita a Aldeia Guarani

        No dia 24 de outubro as alunas do 2º e 3º ano do curso de Pedagogia, turno vespertino, da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, estiveram visitando a Aldeia Indígena situada na comunidade do Palmital do Meio no Município de União da Vitória/PR. Foram acompanhadas por algumas professoras que atuam no curso: Claudia Aparecida Bonk (Fundamentos da Alfabetização), Roseli Bilobran Klein (Estrutura e Funcionamento do Ensino), Roseli Vergopolan (Educação Ambiental) e Márcia Marlene Stentzler (Metodologia do Ensino da Educação Básica), e também pelo vereador Sérgio Andrekovizck, o qual articulou a visita junto às lideranças da tribo.
        Na ocasião conheceu-se um pouco da cultura Guarani que ainda está muito presente nesta comunidade, quando pôde-se observar por algumas horas a vida daquelas pessoas e a riqueza de tradições mantidas da tribo, por meio de conversas com os índios e apresentações culturais.
        Nesta comunidade, em conformidade com a LDB 9394/96, foi implantada no ano de 2007 uma escola onde atuam duas pedagogas formadas pela FAFI, juntamente com o professor de Guarani, Justino, atendendo vinte e quadro alunos índios que estudam em um período na língua Guarani com o professor Justino, da própria aldeia e no outro período aprendem as disciplinas em Português.
        De acordo com as pedagogas que lá trabalham trata-se de uma experiência enriquecedora atuar junto a esta comunidade, pois, as mesmas também estão aprendendo a cultura e a língua do povo, assim como, contribuindo para a educação das crianças e jovens Guaranis.
        Para acadêmicos do Curso de Pedagogia conhecer as diversas possibilidades de atuação do pedagogo faz-se necessário. Estas atividades fora da Instituição estão acontecendo com freqüência no curso, pois, necessitamos instrumentalizar nossos futuros professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental a atuar na diversidade cultural. São as práticas educativas vivenciadas durante a formação inicial.
Cláudia Aparedica Bonk
Márcia Marlene Stentzler
(docentes no curso de Pedagogia da FAFIUV)

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100