Tons de Jobim, Lima Barreto e Maurice Banchot foram temas da palestra de abertura da X Jellvi e IV Jornada Hispânica da Fafiuv

A programação teve início nesta segunda-feira, 14

 A X Jornada de Estudos Linguísticos e Literários do Vale do Iguaçu (Jellvi) e IV Jornada Hispânica, organizada pelo Colegiado de Letras da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), iniciou sua programação na noite da segunda-feira, 14, no Auditório da própria Instituição. O evento que segue até sábado, 19, conta com a presença dos professores e acadêmicos de Letras Português/Inglês e Letras Português/Espanhol, além de estudantes do Ensino Médio e apreciadores da área de estudo.
 
Abertura
A solenidade de abertura contou com o pronunciamento da vice-diretora da Fafiuv, professora Leni Trentim Gaspari, que na ocasião representou o diretor Valderlei Garcia Sanches, e parabenizou a organização do evento e desejou a todos uma excelente semana de estudos.
Em seguida a coordenadora do Curso de Letras, professora Karim Siebeneicher Brito, enalteceu as palavras da vice-diretora e completou que a semana contará com conferências, mesas redondas e apresentações artísticas, com a presença de pesquisadores da região. Ainda, lembrou que a semana reúne um espaço de compartilhamento, discussão, trocas e vivências entre as diferentes áreas de ensino e pesquisa.
A abertura contou as presenças do professor Daniel de Oliveira Gomes (Unicentro), com a palestra intitulada Tons de Jobime da professora Keli Cristina Pacheco (UEPG), com a palestra Um exercício de leitura anacrônica: Lima Barreto e Maurice Banchot.
Programação
17 de maio – Quinta-feira
13h30min – Mostra de cinema
19h30min às 22h – Oficinas
(1) Profª Ms. Beatriz Gaydeczka (UNIFAL/USP): “Dialogismo: há categorias de análise em Bakhtin?”
(2) Prof. Ms. Antônio Cézar Nascimento de Brito (UnB): “Só sei que foi assim: contação de histórias e mediação de leitura”
(3) Prof. Esp. Gilson Rodrigo Woginski (CELEM): “Modelos Didácticos de Géneros Textuales: la Enseñanza de la Lengua Española a través de las letras de música y videoclips”
(4) Profª Ms. Sílvia Regina Delong (FAFIUV): “Estratégias de leitura em língua estrangeira”
(5) Profª Ms. Assionara Medeiros de Souza (AECIC/UFPR): “Vitrais osmanianos”
 
18 de maio – Sexta-feira
13h30min – Mostra de cinema
19h15min – Palestra do Profª Ms. Anelise Copetti Dalla Corte (UNICENTRO): “Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras”
20h40min – Intervalo
21h – Peça teatral com o grupo “ObsCenas”, formado por alunos e professores da FAFIUV
 
19 de maio – Sábado
8h30min – Oficina com a Profª Ms. Anelise Copetti Dalla Corte: “Avaliação e produção de material didático para o ensino de Língua Espanhola”


Confira alguns dos momentos do evento:
 
 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Jornalista: Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100