Fafiuv inaugura Laboratório de Análise da Água

A cerimônia aconteceu na manhã desta quarta-feira

          
            A Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv – Campus Unespar), inaugurou nesta quarta-feira, o Laboratório de Análise de Água. De acordo com o diretor da Instituição, Bel. Valderlei Garcia Sanches, a Fafiuv vem prestar mais um serviço de qualidade para União da Vitória e região. 
            O Laboratório foi instalando em uma sala anexa ao Centro de Piscicultura da Fafiuv, que fica localizado na BR 153 - Trevo de Porto Vitória. O projeto é coordenado pelos professores, Esp. Erna Gohl e o coordenador do Curso de Química da Fafiuv, professor Ms. Geronimo Wisniewski, biólogo Sergio Werle e demais acadêmicos.  “As atividades deste laboratório têm como foco principal assegurar a qualidade da água na região”, afirma O Diretor Valderlei.
            A cerimônia contou com as presenças do diretor da Fafiuv, secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e reitor da Unespar, Alípio Leal, vice-reitor, Marco Aurélio Vicentin, Chefe da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória, doutor Ary Carneiro Junior, representantes das Faculdades que integram a Unespar e funcionários e professores da Fafiuv. 

Análise
            O laboratório já está apto a receber amostras para análise. O projeto é destinado à análise de amostras de água in natura e água tratada destinada ao consumo humano. Serão realizadas análises nos aspectos bacteriológico e físico-químico, visto que na região não dispomos de um laboratório especifico para este fim. “Muitas vezes, os agricultores, piscicultores e até mesmo a comunidade deseja saber sobre a qualidade da água, por exemplo, de um riacho, poços e fontes. A intenção é analisar a água de todas as formas de abastecimento. O principal objetivo do trabalho é prevenir doenças”, confirma Erna. A 6ª Regional de Saúde será parceira na realização das análises. 

Equipamentos
            O coordenador do Centro de Piscicultura da Fafiuv, professor Dr. Eloy Tonon, conta que o laboratório está equipado com aparelhos técnicos e qualificados para a realização de análises de água. O monitoramento é feito por meio da análise microbiológica, na qual se verifica a presença ou não de bactérias que podem causar doenças e da análise físico-química, onde é analisado a turbidez (limpidez da água), o flúor e o controle da dosagem do cloro. O laboratório dispõe de duas salas com equipamentos de última geração ao valor de 180 mil reais.
         
Serviço: Interessados podem entrar em contato com o Curso de Química da Fafiuv, pelo telefone 3521-9100, ou na Fafiuv que fica localizada na praça Coronel Amazonas.
 
 

Assessoria de Comunicação
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100