Terceira Reunião do Conselho Universitário da UNESPAR: foi aprovada a antecipação da consulta acadêmica (processo eleitoral) de escolha do Reitor e Vice-reitor

           Na última terça-feira (14/08) o Conselho Universitário da UNESPAR se reuniu em Paranavaí, cidade onde está situada a FAFIPA (Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranavaí, campus da UNESPAR). Da FAFIUV, estiveram presentes os conselheiros Valderlei Garcias Sanches (Diretor), Ericson Raine Prust (representante dos agentes unversitários), Marisane Leite (representate dos discentes), Aurélio Bona Júnior, Karim S. Brito e Michele R. Dias Veronez (representantes dos docentes).
           Na pauta havia apenas um item: antecipação da consulta acadêmica (processo eleitoral) de escolha do Reitor e Vice-reitor da UNESPAR. Na reunião do COU realizada em Curitiba no mês de maio já havia sido aprovado o regulamento para esta consulta, no qual constava que o início do processo dar-se-ia após o decreto governamental de criação da nova UNESPAR, que depende do Credenciamento por parte do Conselho Estadual de Educação, cujo processo está em curso.
O vice-reitor pro tempore, Marco Aurélio Visintin, que presidiu a reunião, justificou a antecipação por considerar que o trabalho realizado até o presente momento por ele e pelo Reitor pro tempore (Alípio Leal Neto) chegou a termo, que os processos estão encaminhados, e que não há mais o que fazer a não ser aguardar o resultado dos trâmites. Ponderou que a UNESPAR está suficientemente madura para escolher seus representantes maiores e dar continuidade ao processo por conta própria.  
           Após muitos debates e ponderações, a proposta foi posta em votação e a antecipação foi aprovada com 24 votos contra 14 dos que queriam a manutenção do que havia sido decidido em maio. O processo terá início em outubro e a consulta está prevista para 21 de novembro de 2012.

Representantes da FAFIUV foram voto vencido

           Todos os representantes da FAFIUV votaram contra a proposta de alteração do calendário, por considerarem arriscado antecipar o pleito eleitoral, sob a justificativa de que pode ser prejudicial para o próprio processo de credenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação, e que pode dividir a Universidade antes mesmo de estar oficialmente criada, caso haja mais de uma chapa concorrendo.


Assessoria de Comunicação
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100