Contando Nossa História

        Neste primeiro mês de atividades o projeto "Contando nossa História..." do Colegiado de História atendeu duas escolas municipais de União da Vitória: a Escola Vitória Fernandes e a Escola Prof. Hilda R. de Melo.
        Foram realizadas visitas orientadas a locais significativos da história local e delas participaram 8 turmas de 3ª e 4ª séries, num total de 185 alunos, 8 professoras e a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.
        As professoras das escolas salientaram que o conteúdo ensinado "...veio complementar o que muitas vezes em sala de aula fica vago" e que o roteiro foi bem escolhido pois "o grupo visitou lugares interessantes, já conhecidos pelos alunos, mas a história destes lugares não eram conhecidas...".
        Estas opiniões dos professores reforçam o interesse do projeto de ensinar a história nos locais onde ela aconteceu ou diante dos monumentos memorialísticos desta história proporcionando um entendimento maior, pois, além de ouvir, é possível ver, imaginar... "Durante o passeio os alunos conheceram lugares, observaram e aprenderam de maneira mais significativa, observando e até tocando em objetos como a canoa, a estátua do monge. Foi ótimo." (opinião de uma professora).
        Questionadas sobre possíveis benefícios que o projeto trará para suas atividades as professoras declararam que "...este trabalho foi de grande valia, pois foram acrescentados dados sobre o município que eu não sabia, apenas superficialmente. Assim, posso aplicar esses conhecimentos sobre nossa história em minha sala de aula", ou ainda, "Nas minhas aulas de História terei muito mais informações para torná-las mais ricas".
        O intuito, portanto, de adequar o processo ensino-aprendizagem aproximando a pesquisa histórica da realidade das escolas da região, vem sendo atingido.

Foto 01: Alunos da Escola Profª Hilda Melo visitam a região do vau do rio Iguaçu e observam a pintura representando a passagem das tropas.

Foto 02: Alunos da Escola Vitória Fernandes visitam a Estação Ferroviária.

Foto 03: Alunos da Escola Profª Hilda Melo aprendem sobre a História de União da Vitória na Praça Coronel Amazonas.

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100