HOMENAGEM PÓSTUMA A PROFª IVETTE MAZALLI

HOMENAGEM PÓSTUMA A PROFª IVETTE MAZALLI
ALVI / FAFI

Ilma. Sra. Profª Therezinha Wolff – D.D Presidente da ALVI
Ilmo. Sr. Profº Eloy Tonon – D.D Diretor da  FAFI
Demais autoridades que compõem a mesa.
Prezados confrades e confreiras.
Familiares da Profª Ieda e da Profª Ivette – em saudosa memória.
Professores, acadêmicos, senhores e senhoras.

            Falar sobre a Profª Ivette é deixar fluir a nossa emoção e os nossos sentimentos de carinho e saudades, pela mulher maravilhosa que ela foi.
            A ALVI, a FAFI e a comunidade, prestaram inúmeras homenagens a essa querida professora no transcorrer de sua vida proporcionando-lhe momentos de alegria. Hoje nos encontramos aqui para lhe dedicar uma homenagem póstuma, na véspera do Dia Internacional da Mulher, como um preito de reconhecimento a essa representante ilustre das mulheres das Gêmeas do Iguaçu.
            Recordar é viver e só morre os que forem esquecidos, vamos então relembrar alguns momentos da vida da querida mestra.


1º aniversário (1921)
 
            Nasceu em Curitiba em 1919, vindo residir em Porto União com seus pais Adolpho Mazzalli em 1922. Estudou no Colégio Santos Anjos onde formou-se professora e nesse educandário lecionou por 8 anos. De aluna exemplar passou a professora competente, respeitada e amada.
            Iniciou o exercício do magistério no Estado do Paraná em 1950. Lecionou em Paula Freitas, no Grupo Profº Serapião, no Colégio Túlio de França e na Escola Normal Profª Amazília.
            Estudiosa e sempre em busca do conhecimento participou de inúmeros congressos.

 Congresso Brasileiro de Ensino Normal, Belo Horizonte (1968)
 Rosa da Maia, Célia Stalschimidt, Ivette Mazalli, Olga Olienik, Darly Tavares Goya

            Concluiu o ensino superior em Pedagogia na Universidade Federal do Paraná, em 1956.

 Formatura Ensino Superior

            Professora fundadora da FAFI, dedicada mestra, continuou participando de congressos do Ensino Superior, com objetivo de ampliar seus conhecimentos e trazer para a FAFI ações inovadoras.   

I Congresso Nacional de professores do ensino superior (1971)
Fortaleza - CE

            Uma pequena grande mulher, primeira diretora da FAFI, gestora competente, que sempre soube dirigir essa Instituição com equilíbrio e segurança.

Formatura dos cursos da Fafi (1985)
Profª: Ivette Mazalli, Lili Matzembacher, Maria Therézia Butzen e Delci Hausen Christ
           
            Legou a Família FAFI exemplos de solidariedade honestidade e justiça, virtudes que procuramos cultivar como dirigentes, professores e funcionários desta Instituição e também como membros do Centro de Estudos de Educação Ivette Mazalli, criado  em sua homenagem, em 1985.
            Muitas outras homenagens nossa querida professora recebeu. Reconhecimento e gratidão também, do Conselho da Mulher Executiva de União da Vitória ao lhe conferir o Troféu Mulher em _____, foi à primeira mulher das nossas cidades a receber esse troféu.

Recebendo “Troféu Mulher” instituído pelo Conselho da Mulher Executiva
de União da Vitória

            A Academia de Letras Vale do Iguaçu – ALVI, também não poderia deixar de prestar-lhe uma carinhosa homenagem, assim em 12 de agosto de 2006, a professora recebe do presidente da ALVI a Comenda Pinhão do Vale, a qual é conferida a pessoas da comunidade que destacam-se na educação, arte e cultura.

Entrega da “Comenda Pinhão do Vale – ALVI
12 de agosto de 2006, Salão Nobre da FAFI
            E as homenagens continuam...

            Em 2005, nos 45 anos da FAFI, ocasião em que prestamos homenagem a todos os fundadores da FAFI, lá estava nossa mestra emocionada e feliz e nós muito orgulhosos por termos tido na FAFI pessoa tão competente e ilustre que com trabalho árduo e dedicação abriu caminho para a FAFI de hoje.

Homenagem dos 45 anos da FAFI
Profª Leni, vice-diretora (2005) - Cine Ópera
           
            Culta, inteligente e dinâmica, nos seus oitenta e oito anos de existência ainda cursava um curso de Língua Espanhola. Intelectual apaixonada pela leitura, pelos estudos e sempre ávida por novos conhecimentos procurava estar sempre informada dos saberes deste novo tempo que também era seu, dada as suas características de mulher intelectual.
            Profª Ivette Mazalli, mestra querida e amiga, cuja lembrança estará sempre presente nos corações de todos aqueles que tiveram o privilégio de tê-la como professora. Com sabedoria ministrava seus conhecimentos, e como grande educadora que foi nos ensinava a olhar nossos aprendizes, dentro de uma perspectiva humanística, com sensibilidade para perceber que a educação deve tornar o homem melhor.
            Ao realizar minha pesquisa sobre as “Mulheres nas Gêmeas do Iguaçu nos anos 40 e 50”, tive a honra de tê-la como minha entrevistada e sua contribuição foi imensa para a construção do meu trabalho. Ao lhe pedir que deixasse algumas palavras para as mulheres que hoje conquistam seu espaço enquanto profissionais ela falou o seguinte:

Façam tudo para realizarem-se completamente no amor e na profissão que escolheram. Tenham alguém para amar e serem amadas e assim dar maior sentido a sua vida. Lembrem que a realização profissional é importante, mas não se esqueçam de estabelecer um equilíbrio entre o trabalho e o afeto ao seu companheiro e a sua família. Procurem partilhar juntos a vida presente para no futuro não se tornarem dois velhos estranhos sentados sobre bens que construíram. Vivam o presente! (Mazalli, 1983)

           
            Humanitária, bondosa e gentil viveu os ensinamentos que pregou. Esposa amorosa, mãe e avó dedicada. Deixo aqui minha maior admiração a Elaine e família,seus filhos de coração,e a Profª Lili, amiga inseparável, pela presença constante na vida da Profª Ivette, amparando-a em todas as suas necessidades.

80 anos – Filha e netos
           
            Professora querida, vamos viver o presente procurando não esquecer seus sábios ensinamentos. Nossas cidades perderam um pouco do brilho com a sua partida para junto do Pai Celestial, no entanto, o céu está mais iluminado, pois uma nova estrela faz parte dele.

Leni Trentim Gaspari
Vice-diretora da Fafi
 Membro da Alvi

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100