Acadêmicos da Fafiuv se preparam para o desfile do Dia da Independência

O soar dos instrumentos musicais já pode ser acompanhado na Praça Coronel Amazonas

            Em  Porto União e União da Vitória, a comemoração ao Dia da Independência do Brasil já é um espetáculo de dedicação à Pátria. Desde o inicio da semana, o soar dos instrumentos musicais já pode ser acompanhado nas cidades.
            Os academicos do Colegiado de História durante a semana ensaiavam a marcha, coreografias e repertório musical para o Desfile Comemorativo de Aniversário de Porto União, celebrado no dia 5, e do dia Sete de Setembro. Os acadêmicos entendem que o desfile também é uma oportunidade para que a comunidade conheça os projetos desenvolvidos na Insituição, como é o caso do projeto História da África e Cultura Afro-Brasileira.
            O Professor Ddo. Ilton Cesar Martins é quem coordena o projeto intitulado: História da África e da Cultura Afro-brasileira: para além da escravidão, do racismo e dos estereótipos. Seu projeto tem relação com a legislação que abrange a cultura africana no contexto da instituição e no âmbito de organização do projeto geral do PIBID. Falando especificamente do projeto que está sob seu comando, o professor afirma que conhecemos pouco sobre o que é a África. A ideia central do projeto é tornar conhecida a história da África e cultura afro-brasileira e disso formar uma metodologia discutindo quem ensina e de que forma se ensina a história da África no Brasil.
 
 
Desfile
            O sentimento de patriotismo irá tomar conta dos moradores de Porto União e União da Vitória no dia 7, durante o Desfile Cívico-Militar da Independência do Brasil. O desfile iniciará às 9 horas, iniciando pelas entidades civis, seguido das tropas militares, com um tempo estimado de três horas. A organização do desfile este ano é da Secretária de Educação de Porto União. A concentração acontece na Praça Visconde de Guarapuava, em União da Vitória, segue a Avenida Manoel Ribas e se dispersa na Prudente de Moraes.
 
 

Assessoria de Comunicação
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100