OUVIDORIA DA UNESPAR – CAMPUS DE UNIÃO DA VITÓRIA

OBJETIVO
            O objetivo da Ouvidoria é ser um de elo de comunicação com Professores, alunos, funcionários e pessoas da comunidade externa que queiram apresentar reclamações, denúncias, críticas, sugestões ou elogios ou buscar informações sobre a UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ – UNESPAR – Campus de União da Vitória junto à Ouvidoria Geral.
O órgão tem como objetivo principal auxiliar no aperfeiçoamento do Estado e na busca da eficiência administrativa deste Campus.
            Cabe ao ouvidor simplificar os procedimentos e colocar à disposição todos os recursos para que o usuário apresente suas demandas. O papel do ouvidor visa propiciar o exercício da cidadania, para que as pessoas possam ter acesso à informação ou apresentem suas reclamações de forma institucionalizada, com a certeza de que serão levadas adiante.
            Para uma melhor compreensão das ações e procedimentos adotados pela Ouvidoria deste Campus, passamos abaixo a relacionar alguns dos Princípios Éticos adotados pela Associação Brasileira de Ouvidores, com os quais esta ouvidoria está em concordância:

  1. Preservar e respeitar os princípios da "Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Constituição Federal e das Constituições Estaduais".
  2. Estabelecer canais de comunicação de forma aberta, honesta e objetiva, procurando sempre facilitar e agilizar as informações.
  3. Agir com transparência, integridade e respeito.
  4. Atuar com agilidade e precisão.
  5. Respeitar toda e qualquer pessoa, preservando sua dignidade e identidade.
  6. Reconhecer a diversidade de opiniões, preservando o direito de livre expressão e julgamento de cada pessoa.
  7. Exercer suas atividades com independência e autonomia.
  8. Ouvir seu representado com paciência, compreensão, ausência de pré-julgamento e de todo e qualquer preconceito.
  9. Resguardar o sigilo das informações.
  10. Facilitar o acesso à Ouvidoria, simplificando seus procedimentos, agindo com imparcialidade e justiça.
  11. Responder ao representado no menor prazo possível, com clareza e objetividade.
  12. Atender com cortesia e respeito as pessoas.
  13. Buscar a constante melhoria das suas práticas, utilizado eficaz e eficientemente os recursos colocados à sua disposição.
  14. Atuar de modo diligente e fiel no exercício de seus deveres e responsabilidades.
  15. Buscar a correção dos procedimentos errados, evitando a sua repetição, estimulando, persistentemente, a melhoria da qualidade na administração em que estiver atuando.
  16. Promover a justiça e a defesa dos interesses legítimos dos cidadãos.
  17. Jamais utilizar a função de Ouvidor para atividades de natureza político-partidária ou auferir vantagens pessoais e/ou econômicas.

FONTE: III ENCONTRO NACIONAL DE OUVIDORES - Fortaleza, 19 de dezembro de 1997. Disponível em http://www.abonacional.org.br/.

COMO ENTRAR EM CONTATO COM A OUVIDORIA DA FAFIUV
Para sua comodidade, a Ouvidoria utiliza o seguinte e-mail:
ouvidoria.campusuniaodavitoria@gmail.com

Teremos imenso prazer em atender pessoalmente, das 13h 30min às 22h com agendamento por e-mail ou fone, ou receber sua carta/e-mail.
Ouvidor Prof. Clovis Roberto Gurski
Telefone para contato: (42) 35219100 ou (42) 91033427
Praça Coronel Amazonas, s/nº,
Caixa Postal 291
CEP 84600-000 União da Vitória- Estado do Paraná.

O QUE É A OUVIDORIA DO CAMPUS DE UNIÃO DA VITÓRIA
            É a área responsável pelo recebimento, analise e encaminhamento aos setores responsáveis e acompanhamento das providências adotadas em relação às manifestações dos professores, acadêmicos e funcionários quanto aos serviços e atendimento prestados pelo Campus.
            As atribuições da Ouvidoria do Campus são:

  1. Ouvir o interessado;
  2. Representá-lo junto a UNESPAR;
  3. Respeitá-lo como parceiro da Instituição, sem prévio julgamento;
  4. Garantir sempre uma resposta satisfatória;
  5. Resguardar sigilo;
  6. Agir com transparência, imparcialidade e respeito,
  7. Auxiliar na melhoria contínua dos procedimentos do Campus, sugerindo ações corretivas, estratégias, mudanças, tendo como base as demandas dos interessados.

 

EM QUANTO TEMPO OS CASOS SÃO CONCLUÍDOS?
            A demanda é respondida aos interessados logo após o registro. Alguns atendimentos, que requerem análise mais aprofundada por técnicos ou comissões especializadas nos assuntos, são encaminhadas para as respectivas áreas responsáveis pela solução. Os casos de irregularidades ou ilegalidades demandam um tempo maior, em função da necessidade de apuração detalhada pelas áreas responsáveis, de acordo com a natureza e complexidade do problema.

QUAL é O PAPEL DE UM OUVIDOR
            É o representante do cidadão nas instituições públicas.
           Atua prestando informações precisas e confiáveis, resguardando o sigilo, sempre que necessário e contribuindo para melhoria dos serviços com base nos anseios da comunidade acadêmica.

QUE PRECISO FAZER PARA DENUNCIAR?
            Em caso de denúncia, necessitamos de um relato detalhado do fato, com datas, local, CNPJ, nomes dos envolvidos, endereços, entre outros dados, além de documentos que comprovem o ato ilícito e possibilitem a apuração dos fatos. Caso contrário, a demanda será arquivada por falta de evidências.

OUVIDORIA DO ESTADO DO PARANÁ

www.ouvidoria.pr.gov.br

 

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100