1. HISTÓRICO DO CURSO
   O Curso de Pedagogia da UNESPAR- Campus União da Vitória foi autorizado, juntamente com o Curso de História, pelo Parecer n° 562 de 25/11/59, do Conselho Nacional de Educação. Cabe lembrar que nesse momento o cursos integrava o quadro da FAFIUV – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. Em 19 de janeiro de 1960 foi publicado o decreto federal nº 47.666 que levou a assinatura do presidente da República Exmo. Sr. Juscelino Kubitchesk de Oliveira e Clóvis Salgado, então Ministro da Educação, concedendo autorização para funcionamento dos dois cursos. Em conseqüência deste ato foi instalada a faculdade, realizando-se, no mês de fevereiro do mesmo ano, o primeiro Concurso Vestibular, sendo aprovados 35 candidatos para o Curso de Pedagogia.
   Em 1967, o Decreto Federal nº 6.112, de 31/07/1967, concedeu o reconhecimento do curso de Pedagogia, ofertando as habilitações de Orientação Educacional, Supervisão Escolar, Administração Escolar e Magistério das disciplinas pedagógicas. Em 2003, foram reconhecidas as habilitações de Educação Infantil e Séries Iniciais pelo decreto nº 1.709.
   O Curso de Pedagogia, a partir da resolução do CNE/CP nº 01/2006, de 15/05/2006, institui as Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura, o que reconfigura o projeto de curso na FAFIUV, para os ingressantes  a partir de 2008.
Desse modo, o curso de Pedagogia da UNESPAR/UV está fundamentado em bases legais, em componentes curriculares, disciplinares, teórico-práticos, bem como está em consonância com a realidade sociocultural de sua região de abrangência. Em geral, o curso se apresenta como o responsável pela formação de profissionais da área da Pedagogia e o público que presta o concurso vestibular tem sido superior ao número de vagas ofertadas, conforme pode ser visualizado no Quadro 1.

Quadro 01: Número de inscritos para o processo vestibular no Curso de Pedagogia de 2010 a 2014.

Período

Ano

Vagas

Inscritos

Candidato/Vaga

Vespertino

2010

33

93

2.8

Noturno

2010

33

143

4.3

Vespertino

2011

33

100

3.0

Noturno

2011

33

175

5.3

Vespertino

2012

33

89

2.6

Noturno

2012

33

180

5.4

Vespertino

2013

33

88

2.6

Noturno

2013

33

173

5.3

Vespertino

2014

33

91

2.8

Noturno

2014

33

195

5.9

Fonte: Setor de Controle Acadêmico, 2015.

   Desde sua criação até atualidade exerceram a função de Coordenadores do Curso de Pedagogia os seguintes docentes:

NOME

ANO

Abigail Limeiro Garcia Silvério

1976

Sílvia HedwigFurlani

1978

Marli Maria Bazzo Bezerra

1979

Delci Aparecida HauzenChrist

1981

Ivete Mazalli

1983

Delci Aparecida HauzenChrist

1985

Ana Luiza Christ Lemos

1987

Ana Maria O Albuquerque

1989

Ana Maria O Albuquerque

1990

Ana Maria O Albuquerque

1992

Darli Rachel Góia

1993

Rosa Correa da Maia Filha

1996

Ana Maria O Albuquerque

1997

LírisRosalina K Guerra

1998

Ivone da Costa Masnik

1999

Ladi Tamara BendaWitiuck

2000

Ana Maria O Albuquerque

2001

Maria Sidney Barboza Gruner
Maria Sidney Barboza Gruner

2002
2004

Márcia Marlene Stentzler

2006

RoseliBilobran Klein
Márcia Marlene Stentzler

2008
2010

Aurélio Bona Junior

2011

Rosana Beatriz Ansai
Rosana Beatriz Ansai
Rosana Beatriz Ansai

2012
2013
2014

Franciele Clara Peloso

2015

Eliane Paganini da Silva

2016

5. OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo Geral

   Formar o profissional Pedagogo preparado para atuar nas organizações escolares na docência da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do curso de Ensino Médio na modalidade Normal, da Educação de Jovens e Adultos e na gestão de sistemas educacionais, no planejamento, na coordenação/supervisão pedagógica e avaliação de projetos e nas organizações não escolares, em programas de educação continuada e de desenvolvimento organizacional e planejamento estratégico e operacional fundamentados em conhecimentos científicos, de cunho multidisciplinar e interdisciplinar, que levem ao exercício profissional consciente, crítico, competente e ético.

5.2 Objetivos Específicos

  1. Oferecer sólida formação ao pedagogo – profissional da educação, teoricamente fundamentado, historicamente situado e politicamente comprometido para uma prática educativa consciente e transformadora.
  2. Formar Pedagogo/a para atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades de projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento em diversas áreas da educação, tendo a docência como base de sua formação e identidade profissionais.
  3. Formar Pedagogo/a docente para o ensino na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e disciplinas pedagógicas do Ensino Médio modalidade Normal;
  4. Formar Pedagogo/a articulador/a do trabalho pedagógico na dimensão interdisciplinar, formado/a para atuar na Gestão em espaços-escolares e não-escolares.
  5. Promover a formação teórica e prática do professor para atuar na docência da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, dos Cursos de Ensino Médio na modalidade Normal, dos cursos de Educação Profissional, bem como nas atividades de Gestão Educacional, de pesquisa, produção e difusão do conhecimento.
  6. Possibilitar a construção e difusão de conhecimentos teóricos científicos por meio da práxis na formação em Pedagogia, inserindo o/a estudante na vivência do estágio supervisionado em diferentes âmbitos de ordem educativa, com o objetivo de possibilitar a parceria entre a universidade e o campo de estágio, universo social de profissionalização;
  7. Viabilizar a participação de estudantes do curso em eventos científicos, atividades culturais e/ou pedagógicas, em projetos da universidade fortalecendo o tripé que a sustenta: ensino, pesquisa e extensão.
  8. Formar um pedagogo crítico, consciente, ético e competente fundamentado nos princípios democráticos e libertadores, no humanismo e nos ideais de sociedade e educação voltados para o pleno desenvolvimento da pessoa humana na perspectiva das exigências científico, tecnológica e educacionais da contemporaneidade.

6. PERFIL PROFISSIONAL

   O/A Pedagogo/a, profissional da Educação formado/a no curso de Licenciatura em Pedagogia da UNESPAR/UV, coadunando com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia estará apto para atuar no magistério da Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos curso de Ensino Médio, na modalidade Normal, na Educação Profissional, na Gestão Educacional e exercer as funções previstas no art. 64 da LDB n.º 9394/96 (administração, planejamento, supervisão e orientação educacional para a educação básica) bem como nas demais áreas que exijam conhecimentos pedagógicos, devendo ser capaz de:

 - Apreender a Educação em sua amplitude e a prática educativa que ocorrem em diferentes âmbitos e modalidades de educação formal e não-formal.
 - Dominar um corpo de conhecimento crítico, criativo e ético tendo em vista a participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino.
 - Comprometer-se com a práxis educativa como função social, na qual deve exercer o papel de mediador/a entre a apropriação do conhecimento sistematizado e sua (re)elaboração pelos/as estudantes.
 - Produzir e difundir o conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.
 - Compreender a diversidade, respeitando a diferença de natureza: ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, classes sociais, religiões e credos, necessidades especiais, faixas geracionais, dentre outras.
 - Trabalhar em espaços escolares e não escolares voltados para a promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases de desenvolvimento, em diversos níveis e modalidades oferecidas no sistema educativo.
 - Avaliar o trabalho pedagógico, o processo de aprendizagem dos alunos e a organização, sistematização e execução do projeto pedagógico da escola.
 - Mobilizar competências para acessar, produzir, processar, registrar e socializar conhecimentos e recursos profissionais, incluindo-se o domínio das linguagens que utilizam as tecnologias da comunicação e informação.
 - Desenvolver comportamentos de acolhimento, respeito e promoção de atitudes voltadas para aprendizagens de convivência com a diversidade de diferentes grupos da população brasileira: étnicos, de gêneros, culturais, religiosos de pessoas com necessidades especiais.
 - Promover uma pedagogia humanista voltada para a construção de comportamentos e da cultura da paz que melhorem tanto a vida pessoal como profissional dos sujeitos aprendentes.

7. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

   Entendemos que, a partir do que determinam as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia (Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006) e do que apresentamos na matriz curricular do curso, consideramos o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades específicas:
I - atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
II - compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
III - fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
IV - trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
V - reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
VI - ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
VII - relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
VIII - promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
IX - identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
X - demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
XI - desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento; ecológicos, sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
XV - utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.
XVI - estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.
8. CORPO DOCENTE

   O corpo docente do curso de Pedagogia está constituído de acordo com o quadro a seguir:

Nome

Email

Titulação

Regime de Trabalho

 

Andreia Bulaty

andreinhabulat@yahoo.com.br

Doutoranda

T-40 – Colaboradora – (TIDE)

 

Caroline Elizabel Blazko

karolblaszko@yahoo.com.br

Doutoranda

T-40 – Colaboradora

 

Edilene Hatschbach Graupmann

edihgrau@yahoo.com.br

Mestre

T-20 - Colaboradora

 

Eliane Paganini da Silva

Elian_ps@hotmail.com

Doutora

T-40 – Efetiva (TIDE)

 

Franciéli Art Lopes

francieli.lopes@hotmail.com

Mestranda

T-40 -  Colaboradora(TIDE)

 

Grasiela de Castilhos

grasicastilhos@hotmail.com

Mestre

T-20 Colaborador

 

Kelen dos Santos Junges

kjunges@brturbo.com.br

Doutora

T-40 – Efetiva (TIDE)

 

Liris Rosalina K. Guerra

lguerra17@uol.com.br

Especialista

T-40 – Efetiva (TIDE)

 

Márcia Marlene Stentzler

marciastentzler@hotmail.com

Doutora

T-40 – Efetiva (TIDE)

 

Nájela Tavares Ujiie

najelaujiie@yahoo.com.br

Doutoranda

T-40 -  Efetiva (TIDE)

 

Sandra Salete de Camargo Silva

sscamorgosilva@hotmail.com

Doutora

T-40 – Efetiva (TIDE)

 

Rosana Beatriz Ansai

ansairosana@yahoo.com.br

Mestre

T-40 – Efetiva (TIDE)

 

Rosemary Cardoso

merymarinho@hotmail.com

Especialista

T-20 - Colaboradora

 

Roseli Bilobran Klein

roseli@hotmail.com

Doutora

T-40 – Efetiva (TIDE)

 

Roseli Vergopolan

roseli_vergopolan@yahoo.com.br

Doutoranda

T-40 – Colaboradora

 

Valéria Ap. Schena

valeriaschena@yahoo.com.br

Doutora

T-40 -  Efetiva (TIDE)

 

Vanessa Campos de L. Jakimiu

vanessajakimiu@yahoo.com.br

Doutoranda

T-40 – Colaboradora

9. PROJETOS DESENVOLVIDOS

Espaço da Mamãe Universitária: 
    Espaço no qual as acadêmicas, funcionárias e “mamães professoras” da FAFIUV podem confiar seus bebês para serem atendidos por estagiárias alunas do Curso de Pedagogia, com formação especial para tal, durante o período de aula, no turno vespertino e noturno. Conta com duas estagiárias remuneradas pelo C/EE.
Subprojeto Mão Amiga, PIBID/CAPES:
    O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) é um programa do Ministério da Educação, gerenciado pela CAPES (Fundação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cujo objetivo maior é o incentivo à formação de professores para a educação básica e a elevação da qualidade da escola pública. Sendo um programa de iniciação à docência, os participantes são alunos dos cursos de Licenciatura que, inseridos no cotidiano de escolas da rede pública, planejam e participam de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, e que buscam a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; no caso do Colegiado de Pedagogia a frente de atuação é junto a crianças com dificuldades de aprendizagem. Para participar do programa é realizada um seleção de acadêmicos bolsistas, para atuarem junto a crianças com dificuldades de aprendizagem.  

NUCATHE: 
    Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas do HISTEDBR – União da Vitória/PR. Em parceria com a FAE/UNICAMP, possui grupo de pesquisa cadastrado ao CNPq. Por meio das ações deste núcleo a intenção é manter viva a memória e ampliar o conhecimento da história da educação, com base em fontes primárias e secundárias, referentes á cultura escolar na região do Vale do Iguaçu. Conta com a participação voluntária dos acadêmicos do curso.

Pastoral Universitária:
    É uma ação evangelizadora no meio universitário, ampla e plural, respeitando a diversidade de crenças e religiões. Seu objetivo é favorecer a expressão e o desenvolvimento de cristãos universitários, visando o serviço comunitário, promovendo a dignidade da pessoa humana, favorecendo o diálogo aberto, ecumênico inter-religioso, intercultural, interdisciplinar, sobre questões éticas e, superação de qualquer forma de discriminação. Na FAFIUV o Grupo de Oração Universitário (GOU) é coordenado por docente e acadêmico do Curso de Pedagogia.

Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: Teoria e Prática (GEPE): 
    Objetiva construir uma “comunidade de formadores de professores”, a fim de focalizar a educação, a pesquisa, a inovação e a superação de dificuldades da docência em seusdiversos níveis e modalidades, envolvendo a comunidade acadêmica da UNESPAR/FAFIUV e seus entornos por meio de seus núcleos de articulação:
NEFEM- Núcleo de Estudos de Fundamentos da Educação e Métodos;
NEIPIC- Núcleo de Educação Infantil, Práxis e Interlocuções com a Cotidianidade;
NEFIPP- Núcleo de Estudos em Formação Inicial e Permanente de Professores;
NEFIAS- Núcleo de Estudos Freirianos de Investigação e Ação Social.
NEPEDIN- Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Direito e Inclusão.